Skip to main content
Piano Digital no Ensino

O piano digital como auxiliar no aprendizado

Em todo o mundo, correntes de pedagogia têm defendido o uso simultâneo de diversas ferramentas para o ensino, assim como a multidisciplinaridade. Nas escolas de música, não é diferente. Cada vez mais professores têm utilizado recursos multimídia, jogos, atividades em grupo e até mesmo o ensino de instrumentos complementares para motivar os alunos, aumentar o conhecimento deles e ilustrar as aulas. E o mesmo serve para quem treina em casa.

Piano Digital no Ensino

O ensino tradicional do piano, por sua vez, há muito vem sofrendo transformações de modo a se adequar à nova realidade dos alunos que, geralmente, tem menos tempo para estudar, querem resultados mais imediatos, sofrem um bombardeio de informações das mais diferentes fontes e, sobretudo, apreciam a tecnologia e a possibilidade de divulgar suas conquistas nesse campo.

Nesse panorama, os pianos digitais surgem como uma opção de ferramenta que pode auxiliar tanto alunos quanto professores e escolas de música.

Recursos de aprendizagem e estudo dos pianos digitais

A maioria dos modelos de pianos digitais possui saídas de áudio para amplificação externa e outras específicas para fones de ouvido. Estas últimas são excelentes aliadas dos alunos que com o dia a dia atribulado, seja por tarefas relativas ao trabalho ou ao estudo, só podem contar com o período da noite para se dedicar ao instrumento.

Fone conectado ao Piano Digital

Com a miniaturização dos espaços, a qualidade cada vez menor do isolamento acústico das construções e, até mesmo, a diversidade de atividades que podem ocorrer em um ambiente nesse período, o uso de fones de ouvido tanto auxilia na concentração e na manutenção do foco do estudante quanto em sua privacidade para se dedicar ao piano.

O mesmo ocorre quando o aluno pratica na escola de música e não em sua casa. Muitas vezes, o estudante fica acanhado em se dedicar ao estudo com receio de que alguém o ouça, avalie ou critique, reduzindo seu período de prática ou, até mesmo, usando o abafador para diminuir o volume sonoro de sua execução.

Sem que ninguém ouça o que está tocando, o estudante pode se dedicar com mais liberdade aos estudos, sem o medo de estar importunando quem quer que seja com repetições, exercícios e repertório.

E isso também permite que vários alunos estudem no mesmo ambiente, sem que um atrapalhe o outro, o que auxilia na otimização dos espaços e promove a troca de informações entre eles. Algumas escolas, inclusive, já trabalham com aulas em grupo, em que o professor pode ouvir particularmente um aluno enquanto os outros praticam em seus instrumentos.

Além da grande facilidade que os fones de ouvido podem trazer para os estudantes, vários modelos de pianos digitais oferecem recursos de gravação. Com isso, o estudante ou pianista pode gravar sua performance para ouvir e avaliar posteriormente, assim como compartilhar com o professor, com colegas ou pelas redes sociais.

Piano Digital Kawai

Outro recurso muito interessante dos pianos digitais é o metrônomo incorporado, que auxilia na manutenção da pulsação e é um dos principais aliados do estudante, seja de música erudita ou popular. Falando em música popular, alguns modelos também oferecem ao músico padrões de bateria em diferentes estilos musicais, para que ele possa aprimorar sua performance e manter seu interesse nos estudos. Outros, por sua vez, trazem gravações de diversos estudos e obras em sua memória interna, para que o estudante possa conhecer, acompanhar e praticar.

Também é interessante e extremamente agradável ao aluno utilizar outros timbres para estudo e experimentações como, por exemplo, ouvir como soa aquele prelúdio de Bach que ele toca ao piano nos timbres de cravo ou órgão, provavelmente mais próximos da intenção do autor.

Muito longe de substituir os pianos acústicos, que possuem sua própria identidade e utilização, os modelos de pianos digitais são alternativas que podem oferecer recursos e ferramentas muito interessantes para o estudo e o aprendizado, tanto para escolas quanto para estudantes.

Cadastre-se em nossa newsletter para receber as novidades diretamente em seu e-mail!

Related Post

2 thoughts to “O piano digital como auxiliar no aprendizado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito