Skip to main content
Como tocar piano melhora sua vida?

Como tocar piano melhora a sua vida? Veja as vantagens!

O piano é um instrumento interessantíssimo, além de incrivelmente lindo – inclusive torna o ambiente onde está inserido encantador e dá um toque de requinte. Mias do que isso, alguns estudos revelam que a prática do piano, assim como escutar sua melodia, trazem ganhos expressivos para o ser humano.

No artigo de hoje vamos trabalhar os benefícios de quem toca e participa ativamente ao lado de um piano. Confira!
Como tocar piano melhora a sua vida?

Independentemente de idade, a música como um todo auxilia no desenvolvimento de uma pessoa – serve desde como uma maneira de desenvolver coordenação motora até como um estímulo ao cérebro, visto que envolve aprendizado.

Além disso, o piano carrega consigo uma história repleta de estórias fascinantes – quem não fica boquiaberto ao conhecer a biografia de Ludwig van Beethoven? Como se não bastasse, há muitos brasileiros incrivelmente criativos, com um toque especial de nosso país: Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos e por aí segue-se uma extensa lista.

Resumidamente, existe um vasto universo por trás do piano que vale a pena ser conhecido.

Voltando ao tema central, vamos conhecer os benefícios do piano para a sua vida:

Tocar piano é um estímulo ao cérebro

Segundo estudos recentes realizados por cientistas da Northwestern University, foi constatado que o piano tem uma característica interessante: a grosso modo, ele poderia te deixar mais inteligente.

Como assim? Não apenas o aprendizado do piano, mas da música em si, é capaz de criar novas conexões neurais, conexões que não existiriam sem a prática musical.

Trata-se de uma nova ótica sobre como a música pode ser fundamental para o ser humano. Quem sabe até ser mais difundida em salas de aula… Que tal?

Redução do Estresse e Bem-Estar

Uma das maneiras de se combater o estresse é tirando a atenção do que lhe estressa. O estresse deriva de um ponto – pode ser o trabalho, um projeto ou qualquer outra coisa. Quando conseguimos nos desligar desse ponto por um determinado tempo, todas aquelas sensações que antes nos afligiam são reduzidas e podem até desaparecer.

Esse “desligamento” pode até lhe mostrar a questão sobre outro ponto de vista, tornando mais fácil de resolver a situação pela qual está passando.

Ao tocar piano, é exigido concentração, ou seja, o foco está ali, e não em qualquer outro problema. É necessário foco na respiração, na velocidade, nos intervalos e no ritmo, por exemplo. Isso já é suficiente para auxiliá-lo no combate ao estresse!

Existe também a ideia de missão cumprida – ao aprender algo novo e conseguir executá-lo, surge uma imensa sensação de felicidade, contribuindo ao bem-estar do músico e à sua perseverança.

Melhora a Memória e a Coordenação Motora

Esse é um dos fatores que faz o piano ser um incrível ajudante, tanto para idosos no combate à perda de memória e movimento, quanto para crianças, no momento em que precisam desenvolvê-los.

De acordo com um artigo da revista The Telegraph on-line: “Uma nova pesquisa sugere que regularmente tocar um instrumento muda a forma e poder do cérebro e pode ser utilizada em terapia para melhorar capacidades cognitivas.”

Quando a mente trabalha, todo o resto trabalha junto!

Criatividade e Repertório Cultural

“Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não possui pés.”

Joseph Joubert

Criatividade e Cultura andam lado a lado, e ao estudar piano é possível conquistar ambos ao mesmo tempo.

Começando pelo repertório, ao estudar uma nova melodia, é difícil estudar apenas a melodia – é comum pesquisar sobre o compositor, estabelecendo uma conexão ainda maior com o estudante, que passa a entender melhor contextos históricos, emoções e situações.

Una toda essa cultura, esse saber, à mágica da criatividade e você tem um resultado poderoso em sua mão: a capacidade de criar algo profundo.

Você também tem a chance de sentir-se próximo de grandes gênios da música!

Para finalizar

Como você pôde perceber, há uma grande gama de benefícios, por isso, se tiver a oportunidade, não desperdice! Tocar piano é um investimento para uma vida inteira!

As crianças recebem estímulos que vão desde a memória e cognição até a sociabilidade, desenvolvendo-se ao lado de cultura, criatividade e desafios – afinal, a música também é sobre superação!

Para os adultos e aqueles que encontram-se na terceira idade, nós temos artigos específicos sobre o tema. Confira:

Os adultos e o estudo do piano

Piano e terceira idade: muito mais que terapia, companheirismo e realização

Cadastre-se em nosso blog para não ficar de fora das novidades e de conteúdos sobre o mundo da música!

Related Post

3 thoughts to “Como tocar piano melhora a sua vida? Veja as vantagens!”

  1. Tudo que voce me disse e de fato comprovado.
    Adoro todar piano.tenho mais de 20 videos postado sno youtube.
    Visitei a pianista Guiomar Novaes em 1973, 75 e 78.
    Ela me deu varios conselhos musicais que eu guardo comigo
    e que me ajudam no dia a dia .Tenho um video da pianista
    que gravei ek sua residencia na Rua Ceara, gravacao feita em
    fita K7, e esta no youtube.

  2. Olá. Sou professora de piano diplomada pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, em 1975.
    Adoro os artigos que vocês vem publicando.
    Num desses artigos, questionei a Fritz Dobert sobre algumas dúvidas de um piano de meia cauda ou 1/4 de cauda que pretendo comprar. Local onde colocar, tamanho do piano e outras dúvidas. Ainda não recebi a resposta de vocês.
    Fico no aguardo.
    Obrigada

    1. Olá Maria, como vai? Entre em contato pelo nosso site, lá você pode falar diretamente com a equipe de vendas, a qual pode esclarecer melhor as suas dúvidas. Quanto a onde colocar o piano, nós temos um e-book que trata de todos os cuidados que devemos ter com o piano, dê uma olhada clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito