Skip to main content
Escala Cromática

Escala cromática

Muitos estudantes de música ficam boquiabertos quando veem o afinador de pianos executando escalas por todo o teclado, com incríveis agilidade e rapidez. O que a maioria não sabe, no entanto, é que, muitas vezes, o afinador nem é pianista, mas conhece algumas escalas e intervalos necessários para seu trabalho, como oitavas e a escala cromática.

Escala Cromática

Por possuir um formato e um dedilhado muito fáceis de memorizar, a escala cromática serve bem como ferramenta para a audição de todas as notas do piano durante a afinação. Mas, afinal, o que é escala cromática?

Escala cromática é aquela formada por 12 notas com intervalos de semitons entre elas.

Escala Cromática

Embora a escala cromática não costume ser usada em toda a sua extensão em contextos musicais, pequenos trechos cromáticos são comuns, e utilizados desde compositores barrocos como Bach, passando pelos românticos, como Chopin, até os modernos e os contemporâneos, como Schoenberg que desenvolveu o dodecafonismo.

No âmbito da música popular, o cromatismo, ou seja, a utilização de trechos em semitons, é especialmente utilizada na improvisação, no uso de notas de aproximação ou de passagem.

Execução da escala cromática

A escala cromática é que exige menos do pianista em termos de dedilhado, pois se trata da execução sucessiva das teclas do piano, sejam brancas ou pretas.

O ponto que deve ser levado em consideração, no entanto, é que a disposição dessas teclas no teclado não é homogênea. Por conta de nosso sistema musical ocidental, não há tecla preta entre as notas Mi e Fá, assim como entre Si e Do. Sendo assim, esses são os pontos diferenciais a serem observados.

Escala Cromática

O dedilhado da escala cromática, tanto para a direita quanto para a esquerda, é muito simples: primeiro dedo (polegar) nas teclas brancas e terceiro dedo (médio) nas teclas pretas. A exceção fica por conta dos pontos diferencias Mi-Fá e Si-Do, em que deve ser utilizado o segundo dedo (indicador).

Escala Cromática

Isso permite tocar a escala cromática em toda a extensão do piano.

Escala Cromática

O mesmo vale para a mão esquerda:

Escala Cromática

Escala Cromática

Estude com as mãos separadas, lentamente, até dominar o dedilhado. Depois, pouco a pouco, acelere a velocidade.

Para mais artigos sobre piano, técnicas e grandes mestres, cadastre-se em nosso blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito