Muitos são os benefícios que o estudo de música proporciona às crianças, desde um maior desenvolvimento cognitivo e espacial ao aumento da criatividade e da memória. Mas não apenas no campo intelectual a música é importante para o desenvolvimento do ser humano.
Mês: novembro 2016
Antecessores do piano
Muitos foram os instrumentos musicais que deram origem ou inspiraram a criação do piano. A história credita a invenção a Bartolomeo Cristofori di Francesco, um fabricante de cravos de Pádua, na Itália.
Desenvolvendo um novo mecanismo para tanger as cordas, Cristofori inaugurou um novo capítulo na história da música, mas vários instrumentos de cordas e teclados precederam sua criação e auxiliaram a formar o piano como o conhecemos hoje.
Como ler uma partitura: posição das notas
As primeiras tentativas de desenvolvimento de uma notação musical no ocidente surgiram ainda na época do cantochão ou canto gregoriano, por volta do século VIII, em que os corais religiosos, que aprendiam as melodias e as repetiam à exaustão, sentiram a necessidade de certo tipo de escrita que registrasse a obra, sem os inconvenientes da tradição oral, como pequenas alterações que, ao longo do tempo, se incorporavam às músicas ou o próprio esquecimento.
Surgiu, então, o sistema de neumas (sinais, em latim), formado por pontos e traços colocados sobre o texto. Embora muito útil como auxiliar para a memória, esse sistema não era preciso, pois nem as alturas nem as durações das notas eram especificadas.