Muitas pessoas, de todas as idades, têm o sonho de tocar piano. Frequentemente, o início é a escolha e a compra do instrumento, seguido da exploração das teclas e dos sons que são produzidos pelo seu acionamento, mesmo antes de conhecer as notas musicais.
Mês: maio 2018
A estrutura do concerto para piano e os concertos mais conhecidos
É comum se dizer “vou assistir a um concerto” quando se vai a uma apresentação de orquestra, assim como quando o programa é um show de rock. “Concerto” tornou-se um termo genérico por causa do termo em inglês “concert”, que significa performance musical ao vivo em frente a uma plateia.
Embora esse conceito venha sendo expandido, “concerto”, na música erudita, é uma composição escrita para um ou mais instrumentos solistas acompanhados por uma orquestra ou conjunto instrumental.
Dependendo da época em que foi composto, as partes da orquestra de um concerto correspondem a pouco mais que um tecido instrumental harmônico sobre o qual o solista exibe sua técnica e seu domínio interpretativo.
De cauda, vertical ou digital? Veja a diferença entre os pianos!
Na hora de realizar um sonho e começar a estudar piano, é frequente surgir uma dúvida sobre qual modelo é mais apropriado. Afinal, quais as diferenças entre um piano de cauda, um piano vertical e um piano digital?
A história credita a invenção do piano a Bartolomeo Cristofori di Francesco, um fabricante de cravos de Pádua, na Itália, mas vários instrumentos de cordas e teclados, desde o saltério, precederam sua criação e auxiliaram a formar o piano como o conhecemos hoje. Adotando um novo mecanismo para percutir as cordas, Cristofori inaugurou um capítulo na história da música que continua com o desenvolvimento de modelos adaptados às necessidades de estudantes e músicos.