Um dos objetivos de todos aqueles que iniciam o estudo do piano é ter a capacidade de “tirar músicas de ouvido”, ou seja, ouvir uma música e conseguir reproduzi-la no instrumento, sem fazer uso de partitura ou qualquer outro tipo de notação musical. É uma prática muito comum entre músicos amadores e profissionais.
Mês: agosto 2023
Tchaikovsky e o mais conhecido concerto para piano
Pyotr Ilyich Tchaikovsky é o compositor russo mais popular da história e seu “Concerto para Piano” está entre os mais executados de todos os tempos. Nasceu na cidade russa de Votkinsk, no Império Russo, no dia 7 de maio de 1840 (25 de abril de 1840 no calendário juliano utilizado na Rússia à época), um de seis filhos de uma família de classe média russa.
Sonhos e devaneios no piano
Na música de concerto, também chamada de música clássica ou erudita, as peças para piano tem significado muito especial, já que grande parte do repertório desse gênero tenha sido composto para o instrumento.
A dinâmica no piano e o “piano” na dinâmica
Quando Bartolomeo Cristofori, por volta de 1715, revolucionou o mundo dos instrumentos de teclas ao idealizar um novo mecanismo dotado de martelos e alavancas, sua invenção recebeu o nome de “Gravicembalo col piano e forte” (cravo com suave e forte, em tradução livre).
Isso porque o novo instrumento permitia que o músico utilizasse diferentes dinâmicas em sua interpretação, ou seja, produzisse sons com maior ou menor volume dependendo da força com que ele acionasse as teclas.