Skip to main content
filmes sobre piano

O piano no cinema – 10 filmes para assistir

O piano é um instrumento tão brilhante que até mesmo Hollywood se rendeu a seus encantos. Seja como protagonista ou coadjuvante, sua presença inspira narrativas, retrata situações, ilustra biografias ou serve como pano de fundo para histórias de amor.

filmes sobre piano

Segue nossa lista de filmes sobre piano para assistir e comprovar que ele é, verdadeiramente, o rei dos instrumentos.

1 – O piano

Uma lista de filmes sobre piano em que ele tem fundamental importância não poderia começar com outro senão aquele que tem o instrumento no nome. E aqui ele é usado de forma muito emblemática. Na película, de 1993, uma mulher muda, interpretada pela atriz Holly Hunter (ganhadora do Oscar por sua atuação), viaja à Nova Zelândia para se casar com um camponês. Quando começa a dar lições de piano a um homem que vive na localidade, surge uma paixão pouco provável entre os dois e que, inevitavelmente, conduz a uma história sombria e apaixonante, sempre ao ritmo do piano.

2 – O pianista

Dirigido por Roman Polanski, este filme de 2002 relata a história do pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman – interpretado pelo ator Adrien Brody (também ganhador do Oscar por sua atuação) – que trabalhava na rádio de Varsóvia quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia, em 1 de setembro de 1939. Mesmo que todos acreditem que a guerra irá acabar em breve, uma vez que a Polônia declara uma retaliação à Alemanha, o país é tomado por tropas nazistas, colocando o músico a sua família em um gueto. Lá, são acometidos pela fome, pela tortura cada vez mais intensa, pelas doenças e diversas outras situações degradantes.

3 – Shine

O filme australiano de 1996 estreado por Geoffrey Rush (Oscar de melhor ator – seria coincidência?) é baseado na vida do pianista David Helfgott, um verdadeiro prodígio musical com especial talento para o piano, mas atormentado pelo próprio pai, uma figura severa e muito exigente. Esta relação entre pai e filho, marcada fortemente pela presença do piano e do que o instrumento significa para os dois, agrava-se quando certos acontecimentos os separam.

4 – À noite sonhamos

Biografias de compositores sempre renderam ótimos roteiros, mais ou menos fiéis à história conforme o diretor. Dirigido por Charles Vidor e produzido durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, este conta a história do pianista e compositor Frédéric Chopin, em uma versão em que, para o polonês, tocar piano é um ato de patriotismo. Protagonizado por Cornel Wilde, a fita foi grande responsável pela (ainda) maior divulgação da música do compositor.

5 – Minha Amada Imortal

Para essa lista de filmes sobre piano, esse de 1994 não poderia faltar. Ludwig van Beethoven (interpretado por Gary Oldman) morre e um grande amigo e discípulo do compositor, Anton Felix Schindler, decide cumprir o último desejo do maestro, que deixava em testamento tudo para a “Amada Imortal”, sem especificar o nome dessa mulher. Na jornada, Schindler encontra facetas desconhecidas de Beethoven.

6 – Amadeus

Além de um marco na indústria cinematográfica, o filme de 1984, dirigido por Milos Forman e baseado na peça homônima de Peter Shaffer, foi livremente inspirado na vida e na possível rivalidade dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart (interpretado por Tom Hulce) e Antonio Salieri (papel de F. Murray Abraham, ganhador do Oscar de melhor ator).

7 – The Eddy Duchin Story 

O filme de 1956, dirigido por George Sidney, se baseia na vida do pianista e band leader norte-americano Eddy Duchin. Os números ao piano do ator Tyrone Power são dublados pelo pianista Carmen Cavallaro, que recriou o estilo de Duchin para a interpretação.

8 – Os Cinco Mil Dedos do Dr. T 

O filme de 1953 é uma fantasia sobre um garoto que sonha em um mundo de fantasia governado por um diabólico professor que escraviza crianças a praticar piano para sempre. A trilha sonora é de Frederick Hollander.

9 – A competição

O filme de 1980, estrelado por Richard Dreyfuss e Amy Irving, conta a história de um jovem pianista que, depois de participar de várias competições sem nunca conseguir vencer, encara um importante concurso de piano em São Francisco como sua última chance, mas se apaixona por sua concorrente de competição.

10 – João, O Maestro

O longa-metragem dirigido por Mauro Lima tem como base a trajetória do musicista João Carlos Martins, uma história de triunfos, acidentes e superações. Considerado um prodígio do piano, obstinado pela música, com problemas de saúde na infância e ainda jovem uma das grandes promessas da música erudita mundial, o músico conquistou fama internacional, sofreu vários acidentes, tentou a carreira política, e retornou à vida de pianista, mesmo quando um problema médico retira parte de seus movimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito