Skip to main content
aluguel de piano

Aluguel de pianos: solução ou problema?

aluguel de piano
Crédito editorial: Time to travel / Shutterstock.com

Muitos pianistas e instituições se sentem plenamente satisfeitos com o instrumento que possuem, seja para aulas ou estudo, mas, no momento de uma apresentação, gostariam de um modelo mais robusto, vistoso e preciso, com afinação, funcionamento e acabamento irretocáveis.

Do mesmo modo, eventos como feiras, congressos, exposições, coquetéis e outros, muitas vezes são realizados em locais não destinados a apresentações musicais, embora seja frequente o uso de música, como salões de festas, galerias, pavilhões e, até mesmo, residências.

Nesses momentos, a solução pode ser a locação de um instrumento. E, embora muito comum, esse é um serviço que algumas pessoas não conhecem e, por conta disso, têm grandes dores de cabeça com disponibilidade e transporte de bons pianos.

Entenda melhor o que é o aluguel de piano e suas vantagens no artigo!

 

Qual a ocasião certa para o aluguel do piano

Para ocasiões pontuais, o aluguel de piano pode ser uma ótima alternativa, tanto em relação ao custo-benefício – afinal, não seria viável comprar um piano para apenas uma apresentação – quanto à qualidade do instrumento a ser utilizado.

Por outro lado, teatros, casas de espetáculos, auditórios, escolas e mesmo residências em que grande quantidade de eventos é realizada devem avaliar se não é mais compensatório adquirir um instrumento do que alugar um todas as vezes em que um piano é necessário.

Ao verificar que realmente trata-se de algo pontual e que a locação pode ser a melhor solução, o contratante deve ficar atento a alguns fatores que podem ser determinantes para o sucesso – ou fracasso – do evento. Não faltam no mercado empresas não idôneas que, em vez de solucionar o problema dos contratantes podem agravá-lo.

aluguel de piano para eventos
Crédito editorial: Quang nguyen vinh / Shutterstock.com

Cuidados na hora de alugar um piano

Muitas vezes escolhido por causa da aparência, o instrumento a ser utilizado em um evento deve corresponder não somente ao modelo contratado, mas oferecer condições perfeitas de uso musical, o que nem sempre é possível de ser aferido pelo contratante.

Não é raro que sejam oferecidos instrumentos completamente fora de condições de uso, fato que será verificado apenas pelo músico quando chegar ao local do evento – e já muito tarde para qualquer reparo ou substituição.

São frequentes os casos em que o piano está afinado fora do diapasão ou mesmo esteja desafinado, não passando por um processo de afinação depois de instalado no local. Também não é raro que a mecânica esteja comprometida, o que dificulta ou impede a atuação do músico em sua plenitude.

Nessas ocasiões, a música do evento está seriamente comprometida e, muitas vezes, o contratante não tem ideia de quem seja o culpado, imaginando ser o próprio pianista.

Mais simples de ser verificado é o fato, infelizmente comum, de atraso na entrega do instrumento no local, o que afeta radicalmente a organização do evento e causa desconfortos à equipe e aos convidados, quando não impossibilita sua realização.

E é importante lembrar que o processo de aluguel de piano não se reduz à entrega e à retirada do instrumento do local, que permanece ali durante a realização do evento, mas deve incluir um serviço de afinação, a ser realizado com tranquilidade e com tempo hábil, antes da chegada de outras equipes.

serviço de aluguel de piano

Dicas de como escolher a melhor empresa para alugar seu piano

Boas empresas do ramo oferecem variedade de instrumentos, de qualidade, com mecânica ajustada, afinados e com transporte incluído. Para garantir, portanto, que o aluguel do piano seja de fato uma solução para a realização de um evento, alguns cuidados devem ser tomados:

– Contrate uma empresa idônea, com boas referências, de preferência de atuação nacional. Os músicos contratados, muitas vezes, podem ter referências de empresas com as quais estejam acostumados a trabalhar;

– Verifique quais modelos de piano estão disponíveis para aluguel e qual melhor lhe atende. Obviamente, em regiões mais distantes dos grandes centros, a disponibilidade é menor;

– Verifique o estado do instrumento, de preferência com o músico ou professor responsável pelo evento;

– Verifique o horário de entrega e se o serviço de afinação está incluído. Caso não esteja, é bom contratar um afinador e verificar de quanto tempo ele precisa para esse serviço a fim de ajustar o horário de entrega;

– Verifique o local da realização do evento e as vias de acesso do instrumento, para garantir que ele possa ser transportado até lá e posicionado.

 

Fritz Dobbert: faça seu aluguel

A Fritz Dobbert oferece o serviço de aluguel de piano de cauda para eventos de curta temporada, garantindo a qualidade do instrumento e o prazo de entrega ideal, com a tradicional preocupação de oferecer o melhor instrumento e proporcionar o caminho ideal para qualquer pessoa se expressar à sua maneira, independente de experiência, técnica ou estilo musical.

Entre em contato com a Fritz e faça já seu aluguel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito