Skip to main content
transportar piano digital

Como transportar um piano digital

transportar piano digital

 

Transportar um piano acústico é tarefa que exige conhecimento e experiência, além, obviamente, de pessoal capacitado. Por conta do peso e do tamanho, o instrumento necessita ser transportado com um cuidado especial, até mesmo para que se mantenham intactos tanto a mecânica quanto o acabamento. Isso vale também para os pianos híbridos, que possuem praticamente os mesmos componentes, acrescidos dos elementos digitais.

Os pianos digitais são menos pesados e oferecem maior portabilidade – um dos grandes diferenciais em relação aos acústico -, mas nem por isso podem ser transportados de qualquer forma. E, dependendo do tipo de piano, cuidados diferentes devem ser tomados. Veja como transportar piano digital de diversos tipos. Continue a leitura!

 

Pianos digitais de móvel

Os pianos digitais de móvel, também conhecidos como pianos digitais residenciais, são amplamente utilizados em escolas, além de residências. Geralmente o gabinete, formado por uma estrutura de madeira, dá sustentação ao instrumento ao mesmo tempo em que acomoda os pedais. Embora o peso seja infinitamente menor em comparação aos pianos acústicos, alguns modelos prezam pela robustez.

 

piano digital de móvel

Para a movimentação desse tipo de piano, é aconselhável que isso seja sempre feito por, no mínimo, duas pessoas. Isso porque uma pessoa apenas a carregá-lo corre o risco de arrastar o instrumento pelo piso, o que pode danificar pés, pedais e, até mesmo, a estrutura. O ideal é que o piano digital seja levantado e movimentado, sem contato com o chão, a fim de ser reposicionado no ambiente.

 

transportar piano digital de móvel

Ao serem transportados para mais longe, como no caso de uma mudança ou troca de sala, com obstáculos pelo caminho como escadas etc., é aconselhável que os modelos menos robustos sejam desmontados, separando a base do equipamento, com o máximo cuidado para não espanar ou perder os parafusos, pois serão necessários para a montagem posterior. Cada parte deve ser embalada e transportada individualmente.

Os modelos que possuem móvel fechado, por sua vez, podem ser transportados já montados, desde que observado o cuidado de não os arrastar. Mesmo assim, se houver obstáculos pelo caminho, a desmontagem é simples e segura. Isso também vale para os móveis que simulam os pianos de cauda e tem pés destacados da base.

 

como transportar piano digital de móvel

Pianos digitais de palco

Os pianos digitais de palco – também conhecidos como pianos Stage – embora também utilizados em residências, não possuem móvel, sendo utilizados sobre suportes próprios. Levam esse nome por serem muito utilizados por músicos no exercício de sua atividade profissional, em palcos e lugares de eventos, por conta de sua portabilidade. Mas não se deve pensar que esses instrumentos não exigem cuidados durante o transporte.

Os modelos mais completos e robustos devem ser acondicionados em hard cases (estojos rígidos) próprios para isso, com dimensões específicas. Esses cases, geralmente, são produzidos sob medida, com estrutura de madeira revestida com acabamento de alta resistência, cantoneiras ideais para transporte e estrutura interna de espuma de alta densidade, para acomodar e prender o instrumento de forma segura durante o transporte.

Muito utilizado por profissionais, esse tipo de case conta, frequentemente, com rodas para facilitar o transporte, assim como fechaduras com chave, o que permite que o instrumento seja até mesmo despachado como bagagem em aeroportos (flight case).

case para piano digital

 

Para modelos mais simples e leves, existem as soft bags, sacolas acolchoadas em que os pianos digitais podem ser carregados, servindo de facilitadoras para o transporte. Alguns modelos de bags possuem também espuma de alta densidade em seu interior, nas dimensões do instrumento, para maior segurança.

Mas, mesmo assim, se deve tomar cuidado nesse caso, pois um choque mais brusco pode danificar o equipamento, principalmente as partes mais sensíveis, como as teclas. São destinados principalmente a transportes mais curtos, pela própria mão do músico.

soft bags para piano digital

Em todos os casos, é importante lembrar que os pianos digitais, assim como os acústicos, exigem cuidados, e, embora possam ser reparados, qualquer acidente pode causar a impossibilidade de realizar um trabalho, assim como a perda de dias de estudo, trazendo prejuízos tanto financeiros quanto técnicos.

Por conta de tudo isso, é tão importante cuidar bem de um piano digital e encará-lo como um investimento, como se faz com um modelo acústico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito