Skip to main content
metais do piano

Os metais do piano

metais do piano

Quando se fala de piano, está se falando, além de um instrumento de rara beleza, de um mecanismo de engenharia complexo e extremamente preciso, capaz de reproduzir todos os detalhes da interpretação de um músico transmitidos por sutis diferenças de movimento de seus dedos, mãos, braços, tronco e pés.

O que geralmente chama a atenção de qualquer pessoa à primeira vista é o móvel do instrumento, tanto dos imponentes pianos de cauda quanto dos modelos compactos. Não há quem fique indiferente a ele.

Mas, além de um móvel chamativo, do teclado emblemático e dos milhares de elementos que compõem o mecanismo do piano, alguns detalhes são importantes tanto para definir a qualidade do instrumento quanto para facilitar seu uso. As partes metálicas, por exemplo, devem ser foco de atenção, pois delas depende, muitas vezes, a praticidade de seu uso.

Continue a leitura e veja a importância dos metais do piano!

Pedais do piano

As primeiras que chamam a atenção são os pedais, que são responsáveis pelo acionamento de uma série de recursos do mecanismo e, geralmente, contrastam com o móvel do instrumento. Dependendo do modelo e da idade do piano, pode-se notar uma diferença no tipo de metal utilizado para a fabricação deles.

Tradicionalmente, o latão é o material mais usado por conta tanto de sua aparência – que remete a um tom amarelo dourado e tende a dar ao piano uma aparência mais clássica – quanto de sua durabilidade. Certos pianos acústicos e digitais, no entanto, têm pedais cromados, que são mais leves e tendem a esconder arranhões e imperfeições um pouco mais facilmente.

 

Rodinhas para pianos verticais

Mas não só de pedais se resume a lista de metais do piano. Outro elemento muito importante são as rodinhas instaladas abaixo dos pés ou do móvel do instrumento (no caso de pianos verticais). Apesar de não ser aconselhável arrastar o piano a todo momento, elas facilitam esse processo e evitam a sobrecarga da estrutura quando o piano é movimentado, assim como previnem danos ao piso.

No caso de teatros e casas de espetáculo, em que diversas configurações de palco devem estar rapidamente disponíveis, elas são providenciais. Para essa movimentação, inclusive, existem carrinhos especiais que são adaptados às rodas originais e facilitam o trabalho sem comprometer a estrutura e a saúde dos carregadores.

 

Tampa do piano

Metais importantes estão relacionadas à tampa dos instrumentos, tanto a do teclado quando a do móvel. Dobradiças de boa qualidade garantem movimento suave e preciso, que previne acidentes e aumenta a durabilidade das peças, garantindo aberturas e fechamentos sem sobressaltos por muitos anos.

Isso vale também para o apoio da tampa dos pianos de cauda. E ainda há os amortecedores para as tampas de teclado, que alguns modelos oferecem e evitam acidentes.

 

Fechaduras

E não se pode esquecer das fechaduras. Principalmente em ambientes de muito tráfego de pessoas, em que não se deseja deixar o teclado exposto e suscetível a acidentes, uma fechadura de qualidade garante a segurança e a durabilidade do equipamento, ao mesmo tempo em que colabora com a aura de exclusividade do instrumento.

 

Limpeza dos componentes do piano

E está se falando aqui apenas das ferragens mais visíveis e, geralmente, mais utilizadas. Mas, como todos os componentes de um piano, as ferragens devem ser tratadas com cuidado e merecem atenção no momento da limpeza. Uma flanela seca e macia deve ser o suficiente para pedais e outras partes metálicas, e deve-se evitar o uso de qualquer produto químico abrasivo.

Para conservação dos pedais, principalmente em locais muito úmidos, existem capas de tecido ou plástico, que devem ser retiradas quando o instrumento for utilizado. E, tanto para conservação das ferragens quanto para qualquer outro componente do piano, valem as recomendações de onde colocar o instrumento e quais cuidados devem ser tomados para extrair o máximo de sua sonoridade e, ao mesmo tempo, garantir que ele se mantenha em perfeitas condições por muitos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito