Skip to main content
verniz dos pianos

O verniz dos pianos

verniz dos pianos

Diz a lenda que um dos segredos da sonoridade incomparável dos violinos Stradivarius é o verniz com o qual o mestre de Cremona finalizava seus instrumentos. Desde a época de Antonio Stradivari e dos primeiros pianos até hoje, muita coisa mudou e a tecnologia desse componente evoluiu bastante, mas seu uso continua sendo de fundamental importância.

De fato, a aplicação do verniz não é apenas uma maneira de dar acabamento a instrumentos musicais, mas, assim como em qualquer artefato de madeira, também uma forma de manutenção e prevenção de problemas.

Veja mais sobre o verniz dos pianos. Continue a leitura!

 

Benefícios do verniz dos pianos

O verniz traz uma série de proteções necessárias à madeira, por servir como base contra a umidade, proporcionando maior durabilidade ao material ao impedir que ele absorva água ou qualquer tipo de umidade, o que aumenta consideravelmente sua vida útil.

O verniz também previne a incidência de pragas como cupins, tão comuns em residências. E, além disso, os tipos de vernizes utilizados atualmente na fabricação de pianos e outros instrumentos musicais contam com a proteção extra de filtros solares, o que mantém suas propriedades por muito mais tempo.

De qualquer forma, o verniz utilizado no acabamento dos pianos – seja ele em alto brilho ou mesmo fosco ou acetinado – realça a beleza do instrumento e protege a madeira de agentes externos, garantindo a alta qualidade do material utilizado em sua fabricação.

 

Como se aplica o verniz em piano

Para a aplicação do verniz, no entanto, é necessário garantir que a madeira seja de boa procedência e que tenha sido tratada convenientemente para garantir tanto suas propriedades acústicas quanto visuais, o que inclui um processo de preparação capaz de eliminar quaisquer ranhuras ou relevos.

Além disso, a espessura da camada de verniz aplicada sobre o instrumento é também responsável por alterações na sonoridade dele e, portanto, deve ser calculada com muita precisão e cuidado.

Atualmente, são dois os tipos de verniz de pianos, utilizados nos melhores modelos de instrumentos musicais: o poliuretano e o poliéster.

 

Tipos de verniz dos pianos

O verniz poliuretano é um produto a base de resina acrílica, largamente utilizado na indústria automotiva, e que, nos últimos anos, foi incorporado ao setor moveleiro. É extraído do polímero, um tipo de plástico resistente às ações do tempo, e sua aplicação costuma ser mais espessa, proporcionando uma camada brilhante e maior proteção para a pintura.

Além de apresentar qualidade impermeabilizante, o verniz poliuretano confere acabamento sofisticado, que ressalta a beleza da madeira, é encontrado em versões brilhante ou fosca, pode ser aplicado sobre tinta acrílica e demais tipos de tinta, permitindo maior variedade de cores e ilustrações, e tem melhor rendimento.

Esse tipo de verniz dificilmente se desgasta ou sai do instrumento e é muito comum, inclusive, que eventuais impactos não sejam capazes de danificá-lo.

Para se obter o acabamento liso e espelhado tão característico dos pianos de cauda, o chamado “black piano”, uma série de camadas desse elemento é aplicada, iniciando por um fundo base também poliuretano.

Diferentemente do poliuretano, a preparação do verniz poliéster é por catálise, e é possível alterar a quantidade do aditivo de acordo com a temperatura e a umidade do dia.

Esse tipo leva vantagem sobre o outro em relação à resistência química, mas é um pouco inferior em relação à resistência mecânica. Por conta disso, é mais utilizado em partes internas, que também devem ser protegidas contra a umidade e outros agentes.

Portanto, desde que respeitadas as orientações básicas em relação à manutenção dos instrumentos – que incluem seu posicionamento no ambiente e o cuidado em manter líquidos afastados -, a aplicação correta desses tipos de verniz dos pianos garante instrumentos tão atraentes quanto resistentes, proporcionando a eles muitos anos de vida útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito