Skip to main content
piano para saúde mental

Como tocar piano pode ajudar na saúde mental

piano para saúde mental

Tocar piano é uma ótima solução para manter seu bem-estar mental. Essa conclusão é apoiada não apenas por quem adota essa prática, mas é corroborada por institutos de pesquisa e a própria OMS – Organização Mundial da Saúde.

Mas o que é saúde mental? Segundo a organização, a saúde mental é um estado dinâmico e em constante mudança, que depende de diversos fatores e circunstâncias, e nos faz sentir deprimidos, estressados ​​ou ansiosos um dia, mas “bem” no outro. E se pode entender por “bem” sentir determinado estado de espírito que nos permite aproveitar ao máximo nosso potencial, lidar com os altos e baixos da vida cotidiana e participar plenamente da vida familiar, comunitária e social.

Significa ser capaz de aprender, expressar e gerenciar emoções positivas e negativas, formar e manter relacionamentos nos bons e maus momentos e gerenciar e lidar com mudanças e incertezas. A saúde mental, portanto, é uma questão profundamente pessoal que pode assumir muitas formas. Mesmo assim, especialistas indicam uma estratégia simples para gerenciá-la: tocar um instrumento musical.

Essa prática criativa pode ajudar pessoas que sofrem com problemas como depressão, transtornos baseados em ansiedade, trauma e luto.

tocar instrumento para saúde mental

Por ser uma atividade consciente, que exige muito da atenção do indivíduo, se dedicar ao estudo do piano, por exemplo, auxilia a afastar da mente pensamentos e sentimentos negativos que congestionam o cérebro. E, apesar de ter efeitos duradouros a longo prazo, essa prática deve ser constante, para que os benefícios sejam percebidos no dia a dia.

Mas não é apenas por manter o cérebro ocupado que o estudo do piano traz benefícios. Há outras explicações para o bem-estar causado por essa atividade. Ouvir e tocar música permite que os indivíduos se expressem de maneiras não verbais, o que, muitas vezes, pode fazer que transmitam suas emoções de maneiras mais adequadas e menos literais. Também pode fornecer maneiras de explorar sentimentos e ajudar a reconectar os indivíduos a coisas com significado em suas vidas.

Além disso, a interação de melodia, harmonia e ritmo estimula os sentidos e promove a calma, equilibrando o ritmo biológico. Estar absorto em uma atividade criativa que utiliza diversas habilidades pode ajudar o indivíduo a se distrair, relaxar e elevar emocionalmente.

E o envolvimento musical também aumenta os níveis de dopamina, substância conhecida como um dos hormônios da felicidade e que, quando liberada, provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação.

benefícios do piano para saúde mental

Em resumo, a música faz que qualquer indivíduo se sinta melhor! E, para aqueles que procuram um hobby ou habilidade que mantenha a mente afiada e proporcione uma saída para se expressar, tocar um instrumento pode ser a atividade ideal, que apresenta a oportunidade de ser social com os outros e criativo em particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito