Skip to main content
aprender música nova no piano

5 dicas para aprender uma nova música

aprender música nova no piano

Ao aprender uma nova música ao piano, geralmente surgem muitas dúvidas em relação a qual o melhor processo, que una produtividade e efetividade. Como começar? É preciso ouvir gravações da música antes? A leitura deve ser feita por trechos ou uma leitura à primeira vista da peça toda pode auxiliar?

Cada músico, professor ou aluno tem um método, mas seja qual for ele, é sempre útil criar uma rotina que pode ser aplicada a cada peça, auxiliando no aprendizado rápido e na assimilação completa. Listamos aqui cinco dicas fundamentais para quem quer começar a estudar uma nova música.

 

1 – Contexto histórico

Conhecer o compositor, o período em que ele viveu e quais as principais características dos movimentos artísticos da época é fundamental para compreender a música e os detalhes de sua interpretação. É importante ler sobre a vida do compositor, sua música e seu estilo de composição. Alguns – como Beethoven, por exemplo – tem fases muito distintas durante sua vida, o que se reflete nas obras que compôs nesses diferentes períodos. Além disso, é necessário entender se a peça faz parte de uma obra maior, como uma coleção ou sonata, ou foi escrita por algum motivo em especial.

Pode ser uma obra escrita com fins pedagógicos, como grande parte da produção de Bach, produto de um programa pré-determinado, como um balé, ou resultado de improvisações, como algumas das composições de Chopin. Na música popular, o contexto histórico também é importante, para se entender o estilo da época, a evolução da linguagem e até mesmo as implicações sociopolíticas, além da harmonia e das propriedades rítmicas.

Essa análise pode revelar se a música terá passagens de melodia acompanhada, de contraponto, de abertura de acordes ou qualquer outra característica marcante da época, o que vai orientar a forma de estudo.

 

2 – Entenda a partitura

Isso pode ser feito antes mesmo de colocar as mãos no piano. Leia a partitura, analisando a armadura de clave e a tonalidade, e verifique se há modulações pelo caminho. Observe a estrutura da obra para perceber a forma, verifique onde há repetições ou retornos e como a música se desenvolve. Não tenha medo de escrever seus comentários, para que tudo se torne mais claro.

Quanto ao dedilhado, verifique se há marcações suficientes ou se a partitura necessita de outros. Caso seja necessário, anote a lápis, para que seja possível alterar se necessário.

como aprender música nova no piano

 

3 – Pratique o ritmo

O estudo de percepção musical, principalmente o de solfejo, é ferramenta importante que torna muito mais fácil a leitura e o entendimento de um trecho musical. Antes de se sentar ao piano, vale a pena seguir a partitura e realizar uma leitura rítmica, analisando a divisão e as células rítmicas mais complicadas, uma mão por vez. Bata o ritmo sobre uma mesa, sem se preocupar com a altura das notas, apenas para entender o ritmo.

Um metrônomo pode ser utilizado desde esse momento, para auxiliar a manter uma pulsação firme, mesmo que lenta. Depois de dominados os ritmos das mãos separadas, junte as duas e “encaixe” os ritmos, ainda sem se preocupar com as notas. Isso trará segurança e facilitará juntar as mãos depois, com as notas e os dedilhados já estudados.

 

4 – Toque as notas

Ao piano, toque cada mão separadamente, analisando com cuidado dedilhados, passagens de dedos e acidentes, em trechos curtos. Verifique quais técnicas de estudo podem ser aplicadas a cada um e estude separadamente as dificuldades técnicas.

Uma passagem em oitavas, por exemplo, deve ser estudada de forma diferente de uma passagem em escalas. Divida a música em pedaços, de acordo com o método de estudo a ser utilizado, e automatize os movimentos de cada mão separadamente.

metrônomo para estudo de piano

 

5 – Junte tudo e avance

Com os movimentos e o ritmo dominados, junte as mãos lentamente, seguindo o metrônomo. Toque cada trecho, seja ele um compasso ou apenas uma escala, até que as mãos estejam sincronizadas. Interrompa a execução a qualquer erro, analise o que houve e o corrija antes de prosseguir, para não “estudar o erro”. Repetir muitas vezes algo que está errado acaba automatizando o movimento e sedimentando o erro. Vá juntando trechos aos poucos, a medida em que estejam dominados.

Seguindo essas etapas, o estudo será muito mais produtivo e eficiente, pois a música foi dissecada antes de ser estudada, o que garante um aprendizado mais rápido e com maior segurança na hora da execução para aprender uma música nova no piano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito