Skip to main content
rubato no piano

O que é “rubato” no piano

rubato no piano

Tempo rubato ou apenas rubato (roubado, em italiano) consiste em acelerar ou desacelerar ligeiramente o andamento de uma peça de acordo com a vontade do solista ou do regente, não seguindo a exatidão metronômica.

O termo nasce do fato de que o intérprete “rouba” um pouco do tempo de algumas notas e o compensa em outras, alterando, de certa forma, as relações entre os valores escritos e os que são tocados. Envolve acelerar a interpretação até o alto da frase musical e desacelerar saindo dali em direção a seu fim, aumentando o movimento.

Trata-se de um recurso muito expressivo na prática musical que, quando bem-feito, pode ter um efeito profundo sobre a interpretação da obra.

O tempo rubato, mesmo quando não indicado, é muitas vezes usado com liberdade por muitos cantores para aplicar um efeito musical em um tempo ligeiramente distinto do acompanhamento.

 

Onde ele é utilizado

Foi utilizado com frequência durante o período romântico, e é especialmente comum na música para piano. Frédéric Chopin usou uma forma de rubato em algumas de suas obras, em que a mão esquerda toca no tempo exato da peça, ao passo que a direita (que interpreta a melodia) toca com liberdade, ou seja, com rubato. Franz Schubert e Alexander Scriabin também usavam o rubato para dar emoção a suas obras.

Na música popular, o baiano João Gilberto usou e legou a toda uma geração de músicos brasileiros a aplicação do rubato à bossa nova, revolucionando a história da canção, com uma nova dinâmica para o violão. No pop, Freddie Mercury utilizou o recurso no sucesso “Love of My Life” em 1975.

 

Como usar o rubato

Deve-se tomar cuidado, no entanto, para utilizar o rubato apenas como recursos expressivo, não alterando a divisão da música de modo que se perca a pulsação. Apesar de permitir certa flexibilidade, o uso do rubato não deve ser confundido com falta de atenção à divisão musical ou com executar trechos mais difíceis em andamento mais lento.

De fato, quando o rubato é feito corretamente, o pianista deve ser capaz de acompanhar a pulsação, mesmo quando está tocando com outros músicos, por exemplo.

o que é rubato no piano

Uma boa maneira de aplicar esse recurso é estudar a peça com o uso de metrônomo ou ritmo eletrônico, mantendo a divisão das notas o mais exata possível até dominar todos os movimentos perfeitamente para, depois, ir aos poucos percebendo em que pontos a frase pode ser acelerada e onde pode ser desacelerada, de modo a se manter dentro da divisão de compassos proposta pela partitura.

Em seguida, o músico pode gravar sua interpretação e, ao ouvi-la, tentar marcar a pulsação. Se conseguir sentir a pulsação na gravação sem dificuldade, e mesmo assim puder sentir o rubato, é sinal de que ele foi bem aplicado e respeitou o discurso musical. Não ser possível sentir a pulsação, pelo contrário, é sinal de que o rubato está excessivo, o que faz que se perca toda a intenção do autor e demonstra a falta de domínio do pianista sobre esse recurso.

O domínio do rubato sobre a pulsação exata é uma das habilidades presentes nos grandes pianistas, que não deixam de executar o que está escrito na partitura, mas o fazem com liberdade e maior atenção à prosódia musical. E isso nunca pode ser confundido com autoindulgência e simplificação da execução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito