Skip to main content
Acordes no piano popular (voicings)

Como tocar acordes no piano popular? (voicings)

Quando se toca piano solo, é possível tocar a melodia na mão direita e os acordes da harmonia na mão esquerda, também responsável pela condução rítmica, a chamada “levada”. Mas, quando o piano está inserido em um conjunto instrumental, essa prática é pouco aconselhável. Nesses casos, o piano está na seção rítmica da banda. Isso significa que o pianista está encarregado de tocar acordes enquanto alguém toca os solos.

Acordes no piano popular (voicings)

Para o piano solo, acordes executados somente pela mão esquerda são agradáveis, simples e dão boa sustentação à melodia. Quando tocando em grupo, no entanto, distribuir as notas dos acordes entre as duas mãos traz uma sonoridade mais rica e equilibrada, muito apropriada para estilos como jazz e música instrumental brasileira. Usando as duas mãos para tocar um acorde, é possível distribuir as notas por várias oitavas e criar um som mais encorpado.

Voicings – Acordes abertos e fechados

Tocar em “harmonia fechada” ou “acordes fechados” significa tocar todas as notas do acorde dentro de uma única oitava. Tocar em “harmonia aberta” ou “acordes abertos” – técnica também chamada voicing – significa tocar as mesmas notas em um intervalo maior que uma oitava. Isso distribui seu acorde em uma faixa mais ampla e, dessa maneira, cria um som mais rico, equilibrado e “aberto”, sofisticando o desenvolvimento harmônico.

Uma das maneiras mais simples de criar uma harmonia aberta é dividir um acorde de quatro sons em duas partes. A mão esquerda pode tocar a fundamental e a terça e a mão direita, a quinta e a sétima.

Acordes populares

Mas não basta apenas distribuir as notas por mais de uma oitava. Uma boa abertura consegue tanto destacar as dissonâncias e o encaminhamento de vozes quanto preencher espaços harmônicos de modo a criar uma base confortável para um solista. Além disso, o pianista pode usar a técnica em uma peça solo e, nesses terá que tocar os acordes e a melodia, ou até mesmo improvisar.

Ao tocar acordes apenas na mão esquerda, é bastante fácil tocar a melodia com a mão direita. Mas quando os acordes estão distribuídos pelas duas mãos, é necessário tocar as aberturas de modo que a nota da melodia esteja no topo, seja a mais aguda. Por essa razão, é importante conhecer muitas diferentes aberturas com diferentes notas de melodia por cima. Dessa forma, se o pianista se deparar com um acorde m7 com a sétima na melodia, terá um acorde m7 com a sétima no topo pronto para ser usado. Ou se ele se deparar com um acorde V7 com uma nona na melodia, terá um acorde V7 com uma nona no topo em seu repertório de aberturas.

acordes no piano popular (voicings)

Acordes no piano

Para iniciar, estude as seguintes aberturas em todos os tons, nas três principais categorias de acordes, que correspondem à progressão II-V-I nas tonalidades maiores: Xm7-X7-XMaj7.

Voicings

As aberturas acima são úteis como uma abordagem fundamental para dividir as notas de acordes entre cada mão, mantendo a melodia como a nota mais alta no piano. Desta forma, extensões e alterações frequentemente usadas no jazz podem ser adicionadas como expressão, mantendo a simetria harmônica.

Há muitas maneiras de distribuir as vozes entre as mãos e diversas aberturas podem ser utilizadas para encaminhar melhor as vozes. Os músicos experientes costumam usar uma combinação de várias técnicas de voicings e estilos de piano ao tocar uma música.

3 thoughts to “Como tocar acordes no piano popular? (voicings)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito