Skip to main content
Como funciona o contrapeso das teclas do piano

O contrapeso das teclas do piano

Como funciona o contrapeso das teclas do piano

Quando se pressiona uma tecla em um piano, na verdade se está movimentando um martelo e todas as partes do mecanismo associadas a ele. A parte da tecla que o dedo do pianista empurra é projetada para se movimentar aproximadamente 10 milímetros para baixo.

O martelo, no entanto, por causa do movimento de alavanca associado a ele, se movimenta quase 50 milímetros em direção às cordas. Desse modo, o martelo percorre uma distância cinco vezes maior que a extremidade da tecla, o que significa que qualquer diferença no percurso que a tecla percorre quando movimentada pelo dedo é multiplicada pelo menos cinco vezes na ação do martelo.

Importância do contrapeso das teclas do piano

Portanto, se as teclas de um piano não tiverem o mesmo peso, a mesma resistência e o mesmo equilíbrio para a movimentação do mecanismo, diferenças gritantes na sonoridade e na dinâmica podem ocorrer durante a performance do pianista.

Por conta disso, na fabricação de um piano acústico, seja ele um piano de cauda ou um piano vertical, cada componente deve ser ajustado com precisão para que o pianista sinta a resposta do instrumento a todos os seus movimentos, dos mais enérgicos aos mais sutis.

Essa precisão vai desde a escolha das madeiras com as quais são fabricadas as teclas aos materiais de revestimento, passando por toda a estrutura, o corte, as dimensões, a colagem e, por fim, o peso das teclas.

O objetivo é que o músico tenha a mesma sensação tocando em toda a extensão do teclado, da nota mais aguda à mais grave e, para que isto ocorra, as teclas devem ser pesadas e balanceadas individualmente, a fim de que sejam compensadas as diferenças de peso existente entre os martelos.

 

Balanceamento das teclas do piano

 

Fabricação das teclas

Apesar de, geralmente, as teclas de um piano serem feitas da mesma peça de madeira maciça, podem ocorrer diferenças naturais tanto na densidade quanto no peso de determinadas seções, o que poderia acarretar alterações também na sua movimentação.

Por isso, após a fabricação, cada tecla passa por um processo minucioso de ajuste, em que são balanceadas para que sejam equilibradas em relação ao ponto de apoio que terão no teclado (capstan ou pino piloto).

 

Balanceamento das teclas de piano

 

Nessa etapa, um técnico verifica em quais pontos da parte posterior as teclas serão perfuradas para que sejam colocadas pequenas peças de chumbo, os contrapesos, a fim de que ela fique equilibrada como uma balança de precisão.

 

Teclas de Piano

Revisão das teclas

Mas os ajustes não param por aí: depois de o teclado e o mecanismo serem montados, há outra verificação para possíveis adequações, por conta do peso dos martelos e de toda a engrenagem de seu funcionamento.

As teclas são examinadas e, se necessário, os contrapesos são novamente compensados de forma a garantir que estejam alinhadas e realizem o mesmo percurso quando acionadas com a mesma pressão, a fim de proporcionar exatidão na resposta do instrumento. Após mais alguns testes e a acomodação dos componentes, o piano é entregue completamente ajustado.

 

Técnico ajustando tecla de piano

 

O normal é que, depois de um período de uso, o piano desafine e que sejam necessárias tanto a afinação das cordas quanto a regulagem do mecanismo, momento em que o técnico afinador, se necessário, pode novamente ajustar o peso das teclas, além de todo o funcionamento da complexa estrutura de um piano acústico.


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito