Skip to main content
Encadeamento Piano Popular da Mão Esquerda

Encadeamentos da mão esquerda no piano popular

Encadeamento Piano Popular da Mão Esquerda

No piano popular, há muitas maneiras de distribuir as notas de um acorde entre as duas mãos o que, frequentemente, produz uma sonoridade mais rica e equilibrada, muito apropriada para estilos como jazz e música instrumental brasileira. Usar as duas mãos para tocar um acorde, distribuindo as notas por várias oitavas, cria uma faixa sonora mais ampla e, dessa maneira, um som mais “aberto” e encorpado, sofisticando o desenvolvimento harmônico.

Esses padrões, chamados “voicings”, são, muitas vezes, “marcas registradas” de alguns pianistas, reconhecíveis com a audição de poucos compassos, mas os músicos experientes costumam usar uma combinação de várias técnicas e estilos de piano ao tocar uma música,

Uma das maneiras mais simples de criar uma harmonia aberta é dividir um acorde de quatro sons em duas partes. A mão esquerda pode tocar a fundamental e a terça e a mão direita, a quinta e a sétima.

Acordes Fechados e Acordes Abertos

Para iniciar, o pianista pode estudar as seguintes aberturas em todos os tons, nas três principais categorias de acordes, que correspondem à progressão II-V-I nas tonalidades maiores: Xm7-X7-XMaj7.

Progressão II-V-I

As aberturas acima são úteis como uma abordagem fundamental para dividir as notas de acordes entre cada mão, mantendo a melodia como a nota mais alta no piano. Desta forma, extensões e alterações frequentemente usadas no jazz podem ser adicionadas como expressão, mantendo a simetria harmônica.

Mas os saltos na mão esquerda tornam o movimento muito rígido, trazendo incômodo para os ouvintes por conta da repetição e do encaminhamento do baixo. Para evitar esse problema, as notas da mão esquerda podem ser encadeadas de modo a tornar o movimento mais suave e resolver dissonâncias.

Uma opção é alternar terças e sétimas na esquerda, de acordo com a formação do acorde e as notas da melodia, de forma a produzir saltos menores e sonoridade mais suave.

Alternar terças e sétimas na esquerda

Para comparação, o pianista pode executar o tema “Over The Rainbow”, de Harold Arlen, de duas diferentes formas para perceber as diferenças entre os voicings utilizados.

“Over The Rainbow”, de Harold Arlen

“Over The Rainbow”, de Harold Arlen

Uma boa abertura consegue tanto destacar as dissonâncias e o encaminhamento de vozes quanto preencher espaços harmônicos de modo a criar uma base confortável para um solista. Além disso, o pianista pode usar a técnica em uma peça solo e, nesses terá que tocar os acordes e a melodia, ou até mesmo improvisar.


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito