Skip to main content
Como harmonizar melodia no piano

Como harmonizar melodias no piano com a mão direita

Como harmonizar melodia no piano

Ao se deparar com uma partitura com melodia e cifra, o pianista pode utilizar várias técnicas para a execução. A mais comum é tocar os acordes com a mão esquerda, utilizando arpejos ou diferentes aberturas, e a melodia com a direita. Mas também é possível harmonizar melodia no piano, pontuando as harmonias com a execução de acordes na direita.

Essa técnica, conhecida como “melodia blocada” ou “melodia com acordes blocados”, funciona muito bem em diversos gêneros e foi a base para o desenvolvimento de muitos estilos, tendo Milt Buckner, George Shearing e Erroll Garner como grandes representantes no jazz. Mas não apenas nesse estilo é possível utilizar esse artifício, muito útil em diversas situações.

Existem vários tipos ou variações de acordes em bloco, mas, para iniciar o estudo e o uso dessa técnica, pode-se explorar o uso do acorde na mão direita em cada mudança de harmonia enquanto a mão esquerda executa um baixo. Como exemplo, podemos utilizar a melodia de “Viagem”, dos compositores João de Aquino e Paulo Cesar Pinheiro.

 

Exemplo 1 – Partitura

partitura de valsa

Como se trata de um compasso ternário, pode-se utilizar um padrão de valsa para o acompanhamento.

 

Exemplo 2 – Melodia com acompanhamento

partitura de melodia com acompanhamento

Mantendo a melodia como nota mais aguda, são adicionadas as outras notas do acorde abaixo dela, na inversão apropriada.

 

Exemplo 3 – Melodia com blocos

partitura de melodia com bloco

No caso de a melodia não ser nota pertencente ao acorde, verifica-se qual inversão do acorde apresenta uma nota mais próxima à da melodia, descendentemente, e se substitui essa nota pela da melodia.

 

Exemplo 4 – Nota fora do acorde

partitura de nota fora do acorde

Desse modo, adicionando acordes à melodia, é possível enriquecer uma interpretação e torná-la mais interessante e robusta. Existem ainda outras técnicas de acordes em bloco que têm esta como embrião, mas é importante ter segurança na hora de harmonizar melodia no piano de forma simples para utilizá-las. Pratique bastante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito