Skip to main content
Cravelhas do Piano

As cravelhas do piano, o cepo e a afinação

Cravelhas do Piano

Como todo amante de música sabe, o piano não é um móvel decorativo, mas um instrumento musical de valor imensurável, principalmente sentimental. Por conta disso, além de cuidar da aparência do piano, é preciso mantê-lo sempre afinado e bem regulado, o que faz que se tenha o desejo de tocar nele todos os dias.

Mecânica do piano

Com milhares de componentes, a mecânica de um piano parte de um princípio simples: a vibração de uma corda afinada em determinada nota. Nos pianos acústicos, a vibração das cordas é produzida pela percussão de martelos de madeira recobertos de feltro, acionados pelo músico por meio de teclas.

 

O que são as cravelhas do piano?

As cordas do piano são feitas de aço, e, quanto mais grossa for a corda, mais grave vai ser o som emitido. As notas mais graves são produzidas por apenas uma corda por tecla e as mais agudas por três cordas por tecla, o que garante o equilíbrio da sonoridade e do volume entre elas.

Sendo assim, as 88 teclas do piano acionam um conjunto de mais de 150 cordas, o que exige uma estrutura de aço capaz de suportar uma carga de mais de 22 toneladas de tração chamada harpa. As cordas são fixadas na harpa no lado curvo da caixa harmônica dos pianos de cauda e do lado de baixo dos pianos verticais, esticadas e presas por cravelhas afinadoras ao cepo.

O cepo de um piano é uma peça de madeira presa por toda sua extensão à harpa – paralelamente ao teclado e próximo dele nos pianos de cauda e na parte superior dela nos pianos verticais – em que são fixadas as cravelhas.

É composto de várias camadas de madeira, entre três e vinte e quatro, laminadas e coladas juntas alternando a direção do veio, resultando em um elemento bastante denso, com espessura entre 3 e 7 cm, dependendo do modelo do piano. Essa estrutura permite que as cravelhas sejam inseridas e fiquem presas nos orifícios existentes, o que evita que girem.

 

O que as cravelhas fazem

Cravelha é uma peça que, nos instrumentos musicais de cordas, permite controlar a tensão aplicada a cada corda, retesando-a ou afrouxando-a, fazendo que a afinação ideal seja atingida. A palavra “cravelha” é proveniente do latim “clavícula”, que significa “pequena chave”.

No piano, as cravelhas têm a mesma função das tarraxas de um violão, mas, diferentemente dele – em que o próprio músico afina o instrumento, rapidamente, antes de tocá-lo -, afinar um piano leva bastante tempo e, por conta disso, espera-se que a afinação se mantenha por períodos bem longos.

Por isso, as cravelhas dos pianos são pinos de ligas metálicas, que possuem um orifício, por onde a corda passa, e pequenas ranhuras em sua circunferência e ao longo de seu comprimento, o que ajuda a criar atrito entre as cravelhas e o cepo, de modo que permaneçam fixas depois de giradas.

O que são as cravelhas do piano

Afinação do piano

Para a afinação o técnico utiliza uma ferramenta conhecida como chave estrela ou chave de afinar, encaixando-a e girando cada cravelha até que atinja a tensão necessária para produzir a frequência de vibração desejada, ou seja, a nota correta e perfeitamente afinada.

Esse é um dos motivos pelos quais a afinação dos pianos deve ser realizada por um profissional capacitado e bem treinado, pois se for usada força excessiva ou realizado um movimento errado, a cravelha pode sofrer danos, fazendo que fique solta e inutilizável.

Homem fazendo assistência técnica no piano

Em pianos antigos, muitas vezes, as cravelhas já não seguram a afinação e, nesses casos, o técnico afinador pode utilizar alguns expedientes para corrigir o problema, culminando na troca da cravelha ou mesmo em reparos ou troca do cepo. Mas, todo cuidado é pouco!

Profissionais inescrupulosos recorrem a artifícios que podem trazer danos quase irreparáveis ao instrumento, desde o uso de cola à substituição por componentes não adequados, o que acarreta, além de uma grande perda na sonoridade e a impossibilidade de afinação, maior custo para retornar o instrumento a seu estado perfeito.


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito