Skip to main content
estudo de música para crianças

Cinco dicas para incentivar o estudo de música pelas crianças

estudo de música para crianças

Pais sempre desejam o melhor para seus filhos. E muitos deles sabem quais os benefícios que a música traz para o desenvolvimento dos pequenos. Alguns imaginam que a música possa ser um ótimo hobby no futuro, mas não é raro que tenham o sonho de ver seus filhos exibindo talento musical sobre os palcos.
Seja para complementar a educação das crianças ou para prepará-las para uma possível profissionalização, incentivar o estudo de música para crianças é uma tarefa prazerosa, que exige dedicação e a prática de hábitos simples.

Muitos educadores já discorreram sobre o assunto de forma bem profunda, mas nos limitamos aqui a listar cinco atitudes que podem incentivar a criança a estudar música, de forma a ter prazer com a prática, sem os exageros do passado.

 

Crie um ambiente musical

Já se sabe que um ambiente em que a música seja presença constante é fator importante no desenvolvimento de habilidades musicais.

Da mesma forma que as crianças aprendem a falar ouvindo pessoas falando à sua volta, ouvir música faz com que desenvolvam não apenas o gosto pelo assunto, mas também foco, senso estético e percepção auditiva.

Além disso, ambientes musicais são propícios à criatividade, à concentração e ao relaxamento. E criar um ambiente musical é muito simples: atualmente, basta utilizar um aplicativo de streaming de música, escolher playlists variadas todos os dias e deixar o som rolar pela casa, ou mesmo utilizar a TV a cabo para isso.

E os modelos mais recentes de pianos digitais já trazem aplicativos com uma seleção de músicas para ouvir. O importante é oferecer variedade de estilos e não se ater às paradas de sucesso.

piano para crianças

Pratique um instrumento

Também já foi comprovado que quando os pais praticam música em casa, a criança se sente atraída por ela.

Ter o estudo de um instrumento musical como o piano como prática diária é extremamente inspirador para as crianças, que têm os pais como modelos e sempre querem imitar o que eles fazem.

Aos poucos, a criança se interessará e fará suas primeiras incursões pelo mundo da música, querendo participar daquela atividade tão prazerosa para os pais. Em todo processo de educação da criança, o exemplo é o melhor instrutor.

E conversar sobre música – assim como se faz sobre futebol, fofocas ou política – é uma ótima maneira de envolvê-la nesse mundo.

criança tocando piano

Deixe instrumentos à disposição

Nada de fechar o piano acústico com a chave ou desligar o digital da tomada! A criança deve ter liberdade de explorar todos os instrumentos disponíveis pela casa, mesmo que seja brincando e não fazendo música.

Apesar de todos os cuidados que os pianos merecem, é mais importante ter crianças envolvidas com o instrumento do que peças de decoração intactas.

 

Frequente peças, shows e concertos

A experiência de assistir a peças de teatro musical, shows e concertos é inesquecível para as crianças.

Muitos talentos emergiram por conta dessas ocasiões e se tornaram grandes nomes das teclas ou, no mínimo, profundos conhecedores ou pianistas diletantes.

Mas tome cuidado com a qualidade dos eventos e da música apresentada neles. E varie o repertório e os estilos. Quanto mais contato a criança tiver com a variedade, melhor!

criança aprendendo a tocar instrumento

Matricule em um curso de musicalização

Existem diversas instituições que oferecem cursos de musicalização infantil para bebês a partir dos seis meses de idade.

E para quem pensa que isso é um exagero, vale o lembrete: expor a criança a experiências musicais não só desenvolve o gosto pela música, mas também outras habilidades, como a sociabilização, a coordenação motora, a sensibilidade e a capacidade de expressão.

Sabendo disso, muitos colégios já adotam a musicalização como disciplina obrigatória e a inserem em seus currículos. Invista num curso de musicalização e dê à criança a oportunidade de entrar desde cedo num mundo mágico de sons e ritmos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito