Skip to main content
four hands mode

Four Hands Mode e o estudo conjunto

four hands mode

Em muitas escolas, é comum o ensino de música em grupo, com estudantes dividindo ou alternando o uso de pianos. E, muitas vezes, essa prática acaba causando descontentamentos, seja por conta do tempo em que cada um utiliza o instrumento – uns mais, outros menos – ou quando ele é utilizado simultaneamente, pela dificuldade de executar os exercícios propostos nas tessituras corretas.

four hands mode para piano

O que é o recurso Four Hands Mode

No estudo de peças a quatro mãos, essa dificuldade não existe, pois cada pianista executa sua parte – frequentemente diferente daquela sob responsabilidade de seu colega – já na região própria, de acordo com as claves indicadas na partitura. O problema ocorre quando os dois estudantes estão executando a mesma parte, cada um numa região, dividindo o mesmo piano, o que é muito comum em aulas em grupo.

Para evitar esse desconforto e poder propiciar a audição correta das partes executadas, na tessitura original, alguns modelos de pianos digitais oferecem a possibilidade de divisão de teclado, função denominada Four Hands Mode.

Atuando de forma parecida com a função split, esse recurso divide o teclado em duas seções independentes, mas a oitava de cada seção é automaticamente ajustada para criar dois instrumentos de 44 notas com a mesma tessitura, permitindo que dois estudantes pratiquem juntos ou executem duetos de piano utilizando o mesmo instrumento. E ouvindo as notas na região correta!

four hands mode para estudo de piano

O que o recurso Four Hands Mode permite

Da mesma forma que na função split, o recurso Four Hands Mode permite escolher o timbre de cada seção, o que pode ser muito útil para diferenciar cada músico em uma performance ou para obter efeitos diferenciados, como um piano acompanhado por cordas ou mesmo duos de órgão e cravo, por exemplo.

E, como a execução pianística não se resume somente aos dedos, os bons pianos digitais oferecem a possibilidade de utilizar também os pedais independentemente. Nesse modo, o pedal direito, o “sustain”, continua sendo responsável pelos abafadores da região superior, ao passo que o pedal esquerdo, chamado “una corda” ou soft, passa a responder pelos abafadores da região inferior.

Assim, cada pianista pode pedalizar de forma independente, nos mesmos moldes do que faria em pianos independentes.

estudo com four hands mode

Benefícios do recurso

Para uso em aulas de música em grupo, essa é uma solução que economiza tanto espaço quanto investimento, pois cada piano pode acolher dois estudantes de forma confortável, com resultado sonoro compatível com os exercícios propostos.

E no uso doméstico, esse recurso permite o estudo conjunto, criando possibilidades de interação entre os membros da família, o que, com certeza, potencializa a dedicação e o desenvolvimento musical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito