Skip to main content

A posição correta dos dedos ao piano

posição dos dedos no piano

 

Muitas são as escolas e diversas as técnicas empregadas para alcançar um resultado que una boa sonoridade, agilidade e pouco esforço na execução pianística. O que todas elas têm em comum, no entanto, é a orientação sobre qual a melhor posição dos dedos no piano, sobre as suas teclas e como estas devem ser acionadas.

Fato é que manter os dedos arredondados é premissa de todas elas, pois essa é a posição em que os músculos trabalham de maneira mais livre, ao mesmo tempo em que suportam o peso da mão e do braço do pianista, responsável, em grande parte, pela sonoridade. Com os dedos arredondados, é possível acionar as teclas com a ponta deles, e não com as falanges, o que garante agilidade e segurança, além de uma movimentação mais livre nas passagens do polegar sob os outros dedos da mão e destes sobre ele.

O contrário disso, ou seja, tocar com os dedos esticados, dificulta a ação dos nervos dos dedos, exige um maior comprometimento dos músculos da mão e obriga o músico a adotar uma posição incômoda para o pulso, o que pode acarretar consequentes dores e problemas mais sérios como LER e DORT.

 

Diferenças entre os dedos

Obviamente nem todos os dedos são iguais. Além de tamanhos diferentes, a posição em que se encontram nas mãos, fatores anatômicos e possibilidades de movimento influenciam de maneira decisiva sobre como devem atuar e serem trabalhados.

As principais dificuldades em relação à postura, geralmente, estão relacionadas ao quinto dedo, o mínimo. Ao contrário dos outros dedos, balizados por seus vizinhos, o quinto tem a lateral livre, o que leva o músico a “deitá-lo” sobre a tecla, utilizado todo ele para o toque e não apenas ponta.

Esse hábito faz que se perca agilidade por conta da rotação indesejada do pulso, movimento desnecessário que gasta energia inutilmente. A posição ideal é que o quinto dedo acione as teclas com a ponta, em movimento paralelo ao indicador, o médio e o anular.

 

diferença entre os dedos sobre o piano

 

Também deve-se ficar atento à posição do primeiro dedo, o polegar, que, por estar em oposição aos outros para realizar a ação de pinça, deve ser movimentado de forma a acionar as teclas com a lateral da falange, mas com movimento também paralelo aos outros dedos, ou seja, de cima para baixo e não lateralmente.

 

como movimentar os dedos no piano

 

Em relação ao indicador, o médio e o anular, o cuidado deve ser em não os deixar se curvarem, “quebrando” as falanges para dentro (veja imagem), mas mantendo as articulações voltadas para fora, preservando a posição arredondada. Curvar os dedos para dentro, além de obstruir o movimento, pode ocasionar lesões e, dependendo da intensidade da música, problemas mais sérios, como traumas.

 

como posicionar os dedos no piano

 

Motivo de preocupação dos professores desde as primeiras aulas dos iniciantes, a correta posição dos dedos no piano garante agilidade, flexibilidade, segurança e resistência, permitindo tanto o controle completo sobre a sonoridade, quanto a execução ininterrupta por muito tempo sem fadiga muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito