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Músico tocando no piano Kawai

Série harmônica e a sonoridade do piano

Músico tocando no piano Kawai

 

Se você já ficou encantado com a riqueza sonora de um piano de cauda ou se perguntou por que um piano vertical tem um timbre diferente, é provável que a resposta esteja, ao menos em parte, na série harmônica.

Esse fenômeno natural influencia profundamente a forma como ouvimos, sentimos e interpretamos o som de qualquer instrumento musical.

 

O que é a série harmônica?

A série harmônica é um fenômeno acústico natural que ocorre quando um som é gerado por uma vibração. Sempre que uma corda vibra, ela não vibra apenas como um todo, mas também em partes menores, metades, terços, quartos, e assim por diante.

Cada uma dessas divisões da corda vibra em frequências múltiplas da frequência fundamental, produzindo sons chamados de harmônicos ou parciais. Esses sons existem simultaneamente à nota principal e são o que dá cor e caráter ao timbre do instrumento.

No piano acústico, cada nota tocada faz vibrar uma ou mais cordas esticadas sobre uma estrutura metálica. Essas cordas vibram em sua totalidade, mas também em frações menores, gerando a série harmônica. É por causa dessa vibração rica em harmônicos que o som do piano soa cheio, expressivo e agradável aos ouvidos, mesmo quando apenas uma nota é tocada.

Parte interna de um piano

 

Nos pianos de cauda, o comprimento maior das cordas permite uma vibração mais completa e harmônicos mais claros. O som é mais rico e equilibrado, com um espectro harmônico mais presente. Por isso, as salas de concerto preferem esse tipo de instrumento. Em pianos com Duplex Scale, como em modelos de cauda da Fritz Dobbert e Kawai, a presença dos harmônicos é ainda mais perceptível, enriquecendo o som do instrumento.

Já nos pianos verticais, com cordas mais curtas e dispostas na vertical, a resposta harmônica é mais limitada. Isso resulta em um som mais direto e menos ressonante, o que pode ser ótimo em espaços pequenos ou para prática diária.

Mecanismo de um piano

 

Os intervalos da série harmônica

Tomando como exemplo uma nota Dó da segunda oitava do piano, chamado Dó2, as outras notas que aparecem naturalmente na série harmônica e podem ser ouvidas com maior ou menor intensidade são:

 

Nº do Harmônico Fração da corda Nome da nota Observação
1º (fundamental) 1/1 Dó2 Nota tocada
1/2 Dó3 1 oitava acima
1/3 Sol3 Quinta justa acima do Dó3
1/4 Dó4 Duas oitavas acima do fundamental
1/5 Mi4 Terça maior acima do Dó4 (ligeiramente baixa)
1/6 Sol4 Repetição do Sol (afinada um pouco diferente)
1/7 Si♭4 Sétima menor (desafinada da afinação temperada)
1/8 Dó5 Três oitavas acima do fundamental
1/9 Ré5 Segunda maior acima do Dó5
10º 1/10 Mi5 Repetição do Mi
11º 1/11 Fá#5 (entre Fá e Sol) Nota indefinida no temperamento
12º 1/12 Sol5 Quarta oitava acima
13º 1/13 Lá♭5 Sexta menor (ligeiramente desafinada)
14º 1/14 Si♭5 Sétima menor
15º 1/15 Si5 Sétima maior (ligeiramente alta)
16º 1/16 Dó6 Quatro oitavas acima do fundamental

 

Série harmônica

 

Curiosamente, o fenômeno da série harmônica também é o motivo pelo qual o piano acústico é afinado em temperamento igual, o que significa que os intervalos são levemente ajustados para caberem dentro de uma estrutura regular de 12 semitons por oitava. É uma concessão necessária para que se possa tocar em todas as tonalidades sem precisar reconfigurar o instrumento. Nos pianos digitais, no entanto, é possível escolher afinações alternativas, para interpretação de músicas de outros períodos ou para buscar efeitos criativos.

 

O papel dos pedais do piano na série harmônica

Os pedais do piano têm uma função fundamental na maneira como a série harmônica se manifesta. O pedal de sustentação, é o que mais potencializa a série harmônica. Ao ser pressionado, ele libera todos os abafadores, permitindo que as cordas continuem vibrando mesmo após a tecla ser solta. Mas, além da corda percutida, outras cordas também vibram e ressonam por simpatia, produzindo mais harmônicos e ampliando a riqueza sonora.

Pedal de um piano

 

Além do pedal de sustentação, o pedal una corda também tem influência na produção de harmônicos. Nos pianos de cauda, esse pedal desloca o mecanismo de martelos ligeiramente para o lado, fazendo que cada martelo toque apenas uma ou duas das cordas de cada nota (em vez de todas). Isso reduz o volume e altera o perfil harmônico, suavizando o som.

Já nos pianos verticais, o pedal esquerdo aproxima os martelos das cordas, diminuindo o impacto e o volume, mas sem mudar a quantidade de cordas tocadas. O efeito harmônico é menos perceptível, mas ainda útil para controlar o timbre.

Pedal de piano vertical

 

Presente em pianos de cauda e em alguns verticais avançados, o pedal sostenuto sustenta apenas as notas que estavam sendo tocadas quando acionado, deixando as demais com atividade normal, e é utilizado para sustentar harmônicos específicos e enriquecer a textura musical.

É muito utilizado para interpretação de obras dos períodos impressionista e posteriores.

Por tudo isso, entender como a série harmônica funciona no piano não é apenas um exercício teórico, mas afeta diretamente a interpretação musical.

É ela que dá profundidade, riqueza e complexidade ao som do piano, pois está presente em cada nota, agindo silenciosamente para colorir e moldar o que se ouve.

E, para entender como os harmônicos agem para colorir o som do piano e perceber o fenômeno da vibração por simpatia, basta fazer um simples teste:

  1. Em um piano acústico, pressione silenciosamente a tecla Dó3.
  2. Toque forte e solte a tecla Dó2 (uma oitava abaixo), mantendo o pedal direito pressionado.
  3. O Dó3 poderá ser ouvido, pois vibrará por simpatia.

 

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