Entre os muitos mecanismos que compõem o complexo funcionamento de um piano, os abafadores talvez sejam os componentes menos notados. Mas esses elementos são absolutamente essenciais para o controle da sonoridade do instrumento.
Presentes tanto nos pianos de cauda quanto nos verticais, os abafadores desempenham papel crucial no controle do som, permitindo ao pianista dominar a duração de cada nota com precisão.
Como os abafadores atuam no controle da nota
No piano, quando uma tecla é pressionada, o martelo atinge a corda correspondente e a faz vibrar, produzindo som. Se não houvesse um mecanismo para interromper essa vibração, o som continuaria ressoando indefinidamente, ou ao menos até que a vibração se dissipasse naturalmente.
É aí que entram os abafadores para piano. Cada corda (ou conjunto de cordas) possui um abafador de feltro posicionado perto dela. Quando a tecla é pressionada, o abafador se afasta, permitindo a vibração da corda.
A ação dos pedais: sustentação e sostenuto
Ao soltar a tecla, o abafador retorna à sua posição inicial, repousando sobre a corda e silenciando a nota com precisão. O sistema de abafadores, além do mecanismo das teclas, está acoplado ao pedal direito, chamado de pedal de sustentação.
Quando esse pedal é pressionado, ele afasta todos os abafadores simultaneamente, permitindo que as cordas das 88 notas do piano vibrem livremente, efeito essencial para passagens que exigem sobreposição harmônica ou ressonância simpática, fenômeno em que uma corda ou corpo vibratório responde a vibrações externas com as quais tem semelhança harmônica.
Além do pedal de sustentação, outro pedal interage com o sistema de abafadores, o sostenuto, presente nos pianos de cauda, ao centro do conjunto tradicional de três pedais.
O acionamento dele mantém levantados apenas os abafadores das notas que estavam pressionadas no momento de sua ativação, permitindo combinações de ressonância e mais controle, ao manter soando as notas mais graves enquanto desenhos em staccato podem ser realizados nas notas das regiões média e aguda, por exemplo.
Diferenças nos mecanismos de abafadores
Nos pianos de cauda (como o Kawai GX-7 ou o Fritz Dobbert C-188), os abafadores são posicionados acima das cordas e se movem verticalmente: para cima quando a tecla é pressionada, e para baixo quando liberada. Esse posicionamento se beneficia da ação da gravidade, que contribui para uma resposta rápida e precisa.
Nos pianos verticais (uprights, ou “de armário”), como o Ritmuller RS125 ou o tradicional Fritz Dobbert FD126, o funcionamento dos abafadores é ajustado à posição vertical das cordas.
Em vez de se moverem de cima para baixo, os abafadores se movimentam horizontalmente para longe delas, quando a tecla é pressionada, e retornam à sua posição de repouso por meio da ação de alavancas e molas, e não da gravidade.
Essa diferença exige um mecanismo preciso para garantir uma resposta tão rápida quanto a dos pianos de cauda. Por isso, fabricantes como Fritz Dobbert, Ritmuller e Kawai investem em máquinas de alta precisão, com componentes de baixa fricção e feltros ajustados milimetricamente.
Regulagem e manutenção
O sistema de abafadores para piano garante a precisão mecânica e o controle da sonoridade. Em um bom piano, eles não são percebidos, prova de que estão funcionando perfeitamente.
Mas, seja em um piano vertical de estudo ou em um modelo de cauda para concertos, os abafadores precisam de ajustes precisos para funcionarem corretamente.
Um abafador mal ajustado pode não encostar completamente nas cordas, o que produz sons residuais ou retarda o abafamento, prejudicando a clareza rítmica.
Além disso, o mecanismo pode estar muito duro e produzir ruídos mecânicos em seu acionamento.
Técnicos afinadores especializados são capazes de ajustar a pressão, o alinhamento e a densidade do feltro dos abafadores, além de substituir componentes desgastados.
Por conta disso, é recomendado que, nas manutenções periódicas, esses componentes também sejam alvos de cuidados.
A contribuição dos abafadores para piano
Tanto em um piano vertical Fritz Dobbert, firme e confiável, quanto em um refinado instrumento de cauda Kawai, cada detalhe dos abafadores contribui para que o silêncio entre uma nota e outra seja tão expressivo quanto o som.
Afinal, como disse Debussy, “a música é o silêncio entre as notas”. E os abafadores para piano são os agentes responsáveis por esse silêncio.