Skip to main content
mulher tocando e ouvindo o som do piano

Como escolher seu primeiro piano

mulher tocando e ouvindo o som do piano

Muitos são os modelos de piano disponíveis no mercado e, frequentemente, quem quer começar a estudar fica confuso. É comum o interessado perguntar a um amigo músico, a quem já estuda ou a um professor o que deve comprar.

Mas, muitas vezes, o conselho é dado tendo em conta não somente a qualidade e a adequação do instrumento ao desejo do estudante. Gosto pessoal, questões comerciais e disponibilidade do instrumento para venda repetidamente falam mais alto e nem sempre o comprador acaba sendo bem orientado em relação ao modelo adequado.

 

Que tipo de piano é melhor para iniciante?

Um ponto, no entanto, é unanimidade entre professores, músicos e alunos: o instrumento deve ser um piano acústico ou um piano digital com teclas pesadas, que simula o mecanismo do primeiro.

Não que um teclado eletrônico do tipo mais simples não seja útil para alfabetizar musicalmente um aluno, mas todo aquele que tem a pretensão de se tornar pianista – seja profissional ou amador, erudito ou popular – deve estar atento ao fato de que quanto mais cedo adquirir agilidade e resistência nos dedos, mas rapidamente atingirá seus objetivos musicais. E, para isso, nada melhor que um piano.

Isso também permitirá que o pianista esteja apto a tocar em qualquer teclado, independentemente do modelo, pois sua mão estará preparada a todo tipo de situação. Afinal, é comum aqueles que estudam em teclados com teclas de sintetizador, mais leves, não conseguirem a mesma execução em um piano.

 

Importância do espaço e tamanho do piano

Tendo isso em vista, outros fatores podem e devem ser levados em consideração no momento da escolha do primeiro piano, entre eles, obviamente, o espaço disponível para receber o instrumento. Pianos acústicos de cauda ou pianos digitais que simulam o formato desses instrumentos ocupam mais espaço, exigindo ambientes maiores.

Os pianos verticais, também chamados pianos de armário, podem ser acomodados próximos a uma parede, o que os torna ideias para utilização deles em apartamentos e ambientes menos espaçosos. Também colabora para isso a enorme variedade de modelos, com diferentes alturas e profundidades, que permitem uma escolha segura.

E os pianos digitais, por serem ainda mais portáteis, podem ser facilmente alojados em pequenos espaços.

 

Piano novo ou usado?

Mas não apenas o tamanho do piano, intrinsicamente conectado ao valor do instrumento, é motivo de dúvidas no momento da compra. Outra questão muito comum costuma ser a predileção por um piano acústico novo ou usado. E, na seara dos usados, as ofertas são incontáveis, de todos os tipos, com instrumentos das mais variadas procedências e dos mais diversos estados de conservação.

Mesmo aqueles aparentemente em bom estado podem carregar problemas ocultos que somente um técnico afinador competente é capaz de identificar. Na dúvida, nada melhor do que adquirir um piano novo, diretamente da fábrica, com garantia, ajustado, afinado, com mecanismo calibrado, escolhido a dedo em um showroom com diversas opções.

O investimento inicial rapidamente é absorvido na economia de dores-de-cabeça e no rápido desenvolvimento técnico proporcionado pela mecânica precisa.

piano kawai

No caso dos pianos digitais, além da questão da qualidade do mecanismo, deve ser levado em conta o uso que será feito dele. Para iniciantes, muitos dos recursos oferecidos, como grande quantidade de sons de instrumentos diversos, são desnecessários.

Bons timbres de piano, metrônomo incorporado e possibilidade de conexão de pedal de sustain são itens importantes, ao passo que baterias eletrônicas, acompanhamento automático e possibilidades de edição de timbres são funções interessantes, mas não indispensáveis.

Acessórios como porta-partituras e fonte de alimentação são fundamentais, assim como conexão para fones de ouvido para quem estuda em horários alternativos.

Por conta disso, o iniciante não deve se sentir constrangido em adquirir um primeiro piano menos recheado de recursos que ele não vai utilizar em um primeiro momento, mas se preocupar na qualidade das teclas e do mecanismo e na sonoridade produzida.

Apesar dessas advertências, deve ter em mente que o ideal é que se adquira o melhor e mais completo instrumento dentro de suas possibilidades, pois, por se tratar de um bem durável, é possível que as necessidades se alterem com o aprimoramento do estudo, proporcionando anos de prazer e música.


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito