Skip to main content
Escalas Maiores com Bemóis

Escalas Maiores com Bemóis

Com o domínio das escalas de Dó maior, Sol maior, Ré maior, Lá maior, Mi maior, Si maior, Fá# maior e Dó# maior, o estudante completou não apenas o ciclo das escalas maiores com sustenidos, mas adentrou, via enarmonia, ao campo das escalas com bemóis, ao considerar as escalas de Dób maior, Solb maior e Réb maior similares às de Si maior, Fá# maior e Dó# maior, respectivamente.

Escalas Maiores com Bemóis

Resta então, apenas dominar as escalas remanescentes do ciclo das quintas: Láb maior, Mib maior, Sib maior e Fa maior. Essas escalas, no entanto, guardam alguma dificuldade, visto que não há similaridade entre as mãos e o dedilhado de cada uma deve seguir de forma independente.

>> Baixe o e-book gratuito “Cuidados com o Piano”: dicas infalíveis para manter o piano em pleno funcionamento por muitos anos <<

Seguindo o conceito apresentado anteriormente, é de se supor que a próxima escala a ser estudada é a de Láb maior. Deve-se notar que, para acomodar o dedilhado da melhor forma, a relação entre as teclas pretas e os dedos estabelecida anteriormente não é totalmente válida, embora a tônica esteja situada em uma tecla preta.

Escalas Maiores com Bemóis

O mesmo ocorre com as escalas de Mib maior e Sib maior.

Escalas Maiores com Bemóis Escalas Maiores com Bemóis

A escala de Fá maior, por sua vez, segue uma forma completamente nova na mão direita, com dedilhado 1-2-3-4-1-2-3-4. Para a mão esquerda, o dedilhado é idêntico ao da escala de Dó maior.

Escalas Maiores com Bemóis

>> Baixe o e-book gratuito “Afinação e Regulagem”: Guia definitivo para entender a afinação e a regulagem do piano <<

Devemos lembrar, contudo, que há muitos dedilhados diferentes para executar as escalas e a escolha e o uso de cada um depende do contexto musical e da escola técnica a qual o estudante se dedica.

É aconselhável, no entanto, dominar os dedilhados das escalas maiores de forma que, caso seja necessária alguma alteração, a mão esteja acomodada e segura para a execução das notas. Lembre-se que a precisão e a sonoridade clara são habilidades apreciadas nos bons pianistas.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito