Assistir a um concerto de música clássica é uma experiência enriquecedora e única, mas frequentemente bastante formal. Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, é importante conhecer e seguir certas tradições que criam a atmosfera apropriada tanto para a plateia quanto para os músicos, fazendo que a beleza das composições e interpretações possa ser apreciada em sua totalidade.
Diferentemente de um show de música popular, a música erudita, também chamada de música clássica, exige um grau de concentração e atenção aos detalhes mais apurado, seja por conta da quantidade de detalhes que podem ser reproduzidos ou pelas características dos instrumentos acústicos em relação a ampla gama dinâmica que possuem.
Apesar dessas tradições, é importante estar ciente de que as normas de etiqueta podem variar dependendo da cultura, da formalidade do evento, do espaço em que está sendo realizado, de seus objetivos e do público.
E, para poder apreciar na totalidade a música executada nos concertos desde a primeira experiência, listamos aqui algumas atitudes que, longe de querer afastar o público desses eventos, os tornam mais imersivos e apaixonantes.
Pontualidade
As apresentações de música clássica, salvo raras exceções, começam pontualmente e, frequentemente, não há pausa ou intervalos entre as peças. Em muitos teatros, a entrada é proibida após o início do espetáculo, o que, por vezes, causa desconforto e irritação, quando não a perda do ingresso ou – o que é pior – a ausência em uma interpretação inesquecível.
Chegar com 20 minutos de antecedência ainda possibilita usufruir da atmosfera e reparar em detalhes do prédio e da sala. Mas, se não for possível chegar antes do início, é preciso esperar até o final de um movimento ou peça para entrar silenciosamente. Os funcionários do local geralmente auxiliam nesse momento.
Silêncio
Geralmente, os recitais de piano e os concertos de música clássica acontecem em ambientes projetados para maximizar a qualidade do som e proporcionar uma experiência imersiva para o público. As salas de concerto, teatros e espaços de performance são projetados com acústica precisa e uma atmosfera de reverência e concentração. Isso significa que qualquer ruído é amplificado pelo próprio ambiente e pode incomodar e distrair tanto os músicos quanto os outros espectadores, prejudicando a experiência musical.
Durante a performance, portanto, o silêncio é crucial. Somente assim é possível prestar atenção aos detalhes e aproveitar toda a gama dinâmica que o piano ou uma orquestra são capazes de produzir. Conversas, sussurros e telefones celulares devem ser evitados. Manter o foco na música e no desempenho dos músicos é a melhor maneira de aproveitar esse momento, pois a música clássica pode ser complexa e rica em detalhes.
Programa
Se familiarizar com o programa do concerto e saber sobre as peças e os compositores antes de comparecer pode enriquecer a experiência e ajudar a entender melhor o contexto da performance. Para isso, inclusive, são distribuídos, geralmente na entrada da sala, folhetos que trazem essas informações e podem ser muito valiosos, principalmente por trazerem, atualmente, a duração das peças.
Aplausos
O momento de aplaudir em um concerto de música clássica segue algumas convenções importantes. Uma peça frequentemente consiste em vários movimentos distintos. Apesar de cada movimento ser uma parte separada, é comum que o público aplauda apenas após o fim do último movimento, especialmente nas obras mais formais. É sempre uma boa ideia observar o comportamento do público e dos músicos. Se os músicos ou o maestro indicarem que é apropriado, então o aplauso entre movimentos pode ser aceitável. Mas em alguns países ou regiões, as convenções de aplauso e reação podem diferir.
Normalmente, o aplauso deve começar depois que o maestro ou o solista tenham terminado de se inclinar ou reconhecer o público. Aplausos contínuos, em geral, são uma maneira de demonstrar apreciação e elogio pelo desempenho.
Atualmente, tem se tornado comum, no entanto, que os pianistas emendem uma peça na outra, abrindo espaço para os aplausos somente após o término de uma parte do concerto, o que pode levar o público a se confundir. De novo, vale a dica: observar o comportamento dos músicos.
Também se deve evitar aplaudir durante a performance de uma peça, antes que ela tenha terminado completamente. Às vezes, o entusiasmo pode levar a aplausos precipitados, mas isso pode ser perturbador. Além de atrapalhar o músico, pode interromper a ideia de continuidade que ele está tentando transmitir e ofuscar algum detalhe da performance.
E é comum ouvir alguém gritando “bravo”, “brava”, “bravissimo” ou qualquer outra expressão de elogio como forma de demonstrar entusiasmo e admiração pelo desempenho. Isso é apropriado após o término de uma peça ou um solo particularmente impressionante. Nas óperas, a prática é mais comum, inclusive entre suas diversas seções.
Intervalo
Se o concerto incluir um intervalo, esse é o momento para relaxar e conversar, trocando impressões sobre as peças apresentadas e a performance. Mas isso deve ser feito de modo discreto, pois opiniões artísticas muitas vezes são conflitantes e podem causar atritos. Se for possível sair da sala de concertos para esticar as pernas ou qualquer outra necessidade, volte tão logo possa para não atrapalhar o início da segunda parte e não perder nada.
Saída
Ao fim do concerto, não se deve levantar ou começar a se mover antes que a música tenha terminado. Esperar até que o maestro e os músicos deixem o palco antes de se dirigir à saída demonstra respeito pela performance e pelos músicos.
Assistir a um concerto de música clássica é uma oportunidade para experimentar a beleza e a complexidade da música em um ambiente que valoriza a tradição e o respeito. Seguir as normas de etiqueta não apenas demonstra admiração pelos músicos e pelo ambiente, mas também enriquece a experiência como espectador.
O comportamento atento e respeitoso ajuda a preservar a tradição e a cultura que tornam os concertos de música clássica uma experiência verdadeiramente memorável. E, ao entender e praticar essas convenções, todos contribuem para a criação de um ambiente de apreciação, garantindo que se possa desfrutar plenamente da magia e da profundidade da música clássica.