Skip to main content

Novus NV5

Novus NV5 KawaiTestamos o novo piano digital da Kawai, que coloca um pouco mais de tempero no segmento ao oferecer um instrumento híbrido, com todas as características de um modelo acústico vertical, mas com produção sonora de última geração.

O novo modelo da Kawai, o Novus NV-5, chega ao mercado brasileiro e inaugura um novo conceito em termos de piano digital. Unindo de forma perfeita tradição e inovação, o instrumento combina a ação de um piano acústico, incluindo mecanismo de abafadores, às mais recentes tecnologias de som digital e amplificação.

Com mecanismo de um instrumento vertical topo de linha e sons produzidos pela tecnologia SK- EX Rendering, o Kawai Novus NV-5 traz tudo de que um pianista precisa em um gabinete ultrafino, com apenas 46 cm de profundidade.

 

Diferenciais do Novus NV5

Sem perder a elegância dos modelos tradicionais, mas com um toque de sofisticação e modernidade, o piano se adapta bem em todos os ambientes graças ao inconfundível acabamento preto alto brilho (já denominado Black Piano), à elegância de suas linhas e à sobriedade de seu painel.

Segundo informações da fabricante, o gabinete é fabricado nas mesmas instalações de produção dos instrumentos verticais da série ‘K’ da Kawai, garantindo a qualidade de construção e o acabamento espelhado.

Detalhes como a grande estante de partituras e a tampa do teclado com amortecedor denotam o cuidado com que o instrumento foi produzido a fim de oferecer o máximo de conforto ao pianista. O controle do som é realizado por meio de uma tela de 5 polegadas sensível ao toque, posicionada à esquerda do teclado, próximo às notas graves.

Elegante e com alta resolução, ela permite controle de todos os parâmetros de forma fácil e intuitiva, já que possui poucas abas e páginas, alternadas por meio do toque. E para colaborar ainda mais com a aparência de um piano acústico, o display pode ser automaticamente apagado enquanto se toca. O controle de volume, o botão de energia e as conexões ficam posicionados em um pequeno módulo posicionado embaixo do teclado, também do lado esquerdo.

Obviamente o piano conta com três pedais com recurso meio-pedal. A seção superior do gabinete acomoda alto-falantes protegidos por tecido ortofônico com uma composição de malha cinza- escuro com reflexos perolizados. O conjunto em si é harmonioso e elegante.

 

Teclado e mecanismo

O Kawai NV5 traz o mecanismo Millennium III Hybrid, o mesmo utilizado na série “K” de pianos acústicos, mas substitui os tradicionais martelos de feltro por equivalentes em ABS Carbon, material composto extremamente resistente e rígido que permite que esses componentes sejam mais fortes e leves que os convencionais de madeira.

Mecanismo do Novus NV5

Como não há cordas para serem percutidas, os movimentos dos martelos – balanceados individualmente, com graves mais pesados e agudos mais leves – são capturados de forma precisa por sensores óticos de alta resolução montados sobre o mecanismo, e a informação registrada é utilizada para controlar a geração sonora digital do instrumento.

Além disso, apesar de abafadores físicos das cordas não serem necessários, já que o som do instrumento é produzido digitalmente, o Novus NV5 mantém o mecanismo de amortecimento por trás da ação do teclado, replicando a carga extra das partes tradicionais de madeira e feltro, à medida que as teclas e o pedal são pressionados.

Em relação ao mecanismo de um piano acústico, as únicas coisas que retiradas foram as cordas e os martelos de feltro, ambas substituídas por tecnologia. Todo o resto está lá!

Por conta desse mecanismo que incorpora toda a ação dos instrumentos acústicos, a sensação ao tocar é extremamente agradável, em nada a dever aos melhores pianos verticais existentes no mercado, fazendo que o músico se esqueça de que se trata de um modelo digital.

A resposta ao movimento é rápida e precisa e o “peso” das teclas idêntico ao de um acústico. O escape é completamente natural, o que permite repetições mais rápidas das notas, e o “degrau” bem perceptível.

Diferentemente da maioria dos pianos digitais existentes no mercado, é possível “sentir” as várias interações do mecanismo em ação, e não apenas ouvir como o pedal ou o toque das teclas afeta o som gerado pelo instrumento. Esse com certeza é o grande diferencial do instrumento e que faz dele um objeto de desejo: oferecer mecânica “de verdade” e geração sonora digital.

 

Pianist Mode

O Kawai NOVUS NV5 trabalha basicamente com dois modos de operação: Pianist Mode e Sound  Mode.  O Pianist  Mode  utiliza  a tecnologia SK-EX Rendering Engine da Kawai, desenvolvida para reproduzir o som e a resposta do piano de cauda de concerto Shigeru Kawai SK-EX por meio de amostragem de última geração, em que o resultado da ação de cada tecla é capturado em diferentes posições dentro e fora do instrumento e em diversas variações dentro do espectro dinâmico.

Isso permite uma ampla gama de características tonais a serem reproduzidas, e que proporcionam uma resposta mais viva e autêntica. Além disso, a tecnologia utiliza algoritmos de ressonância desenvolvidos pela empresa que modelam fisicamente as complexas interações tonais produzidas pelas cordas, pedais e várias outras partes de um piano acústico.

Indo além da tecnologia empregada, o que interessa é o resultado! Ao utilizar o Pianist Mode no Kawai Novus NV5, a impressão que se tem é que a sonoridade extrapola os limites do gabinete, reproduzindo com muita fidelidade as mais sutis nuances que um pianista pode produzir.

O som é cheio e encorpado, repleto de harmônicos e com espacialidade. Colabora para isso o sistema desenvolvido pela Onkyo que distribui de maneira extremamente inteligente as amostras coletadas de diferentes partes do piano de cauda para diferentes alto-falantes distribuídos pelo gabinete.

Além disso, o modelo conta com uma “tábua harmônica” para a qual são direcionados os sinais produzidos pelo módulo gerador e que vibra em consonância com o resultado sonoro. Para ainda mais realismo, a polifonia é ilimitada, o que garante a reprodução de notas (todas!) sem nenhum tipo de corte ou diminuição da qualidade sonora.

 

Sound Mode

O Sound  Mode,  por  sua  vez,  utiliza  o Harmonic Imaging XL Sound Engine, que oferece uma gama maior de timbres, incluindo pianos e outros instrumentos, além de vozes. A seleção traz 16 pianos acústicos, com simulações de modelos como o SK-5 GrandPiano da própria Kawai, além de outros modelos de cauda e verticais, como Honky Tonk, Boogie, Pop, Jazz Old School, Jazz Clean e até mesmo New Age Grand.

Não poderiam ficar de fora timbres icônicos como diversos tipos de Rhodes e os modelos da década de1980. A biblioteca cobre muito bem as necessidades de qualquer pianista que não terá dificuldades em encontrar o timbre ideal para suas performances.

Mas, se de qualquer forma, ele ainda quiser personalizar o som do instrumento, o recurso Virtual Technician (Técnico Virtual) permite alterar várias características do piano acústico ou elétrico selecionado, por meio de ajustes simples realizados pela tela sensível ao toque.

É possível alterar a característica geral do timbre (voicing), além de ajustar o nível de ressonância do móvel, das cordas e da ação do sistema de abafadores e o nível dos ruídos característicos dos martelos, dos abafadores e das teclas soltas, assim como a afinação e o volume de cada nota independentemente, se desejado, e muitas outras, no conjunto mais completo de customização disponível na atualidade.

E todas as configurações podem ser armazenadas à memória para uso posterior.

Recursos Pianist Mode e Sound Mode

Possibilidades sonoras

Além dos timbres de piano, o NV5 traz uma seleção de sons de instrumentos adicionais, desde órgãos eletromecânicos a modelos de tubos, passando por cordas, vozes e synth pads. Uma razoável quantidade de timbres de órgãos drawbar faz frente a diferentes registrações de órgãos de tubos, como Diapason, Chiffy Tibia, Principal Choir, Mellow Flutes, Full Organ e Reed Ensemble, entre várias outras, disponíveis para uso.

As seções HARPSI & MALLETS e STRINGS também oferecem sons de muita qualidade e extremamente úteis, muitos deles indispensáveis a um instrumento digital, do mesmo modo que os timbres de contrabaixo existentes. A surpresa ficou por conta da seção VOCAL & PAD, em que alguns dos timbres – todos eles excelentes – são realmente inovadores e bem construídos, permitindo ao instrumento uma grande variação de aplicações.

Exemplos disso são o Jazz Ensemble – em que a velocidade de toque alterna timbres e sílabas das vozes reproduzidas – e o Choir tradicional.

A função Favorites permite que a configuração do instrumento (seleções de timbres, ponto de divisão, reverberação e ajustes de efeito) e várias outras opções de painéis sejam armazenadas na memória para recuperação posterior a um toque na tela. Estão disponíveis quatro páginas com quatro alocações de memória em cada perfazendo o total de 16 memórias diferentes.

 

Recursos

Recursos do Novus NV5

Qualquer piano digital que se preze deve incluir entre seus recursos a possibilidade de dividir o teclado (split) ou utilizar timbres em camadas (dual) sem dificuldade. O Kawai NV5 não é diferente. Tanto trabalhar em dual quanto em split é extremamente fácil, graças à tela do módulo de controle, que apresenta as seções uma acima da outra e permite a escolha dos timbres apenas arrastando o dedo sobre ela.

Também é possível ajustar parâmetros de cada um independentemente, assim como controlar volumes relativos, o acionamento do pedal, a transposição para cada parte, o ponto de divisão no caso do Split, e o nível de sensibilidade ao toque de cada timbre no modo Dual.

Para estudo, o modelo apresenta o recurso 4Hands que também o teclado em duas partes como o Split, mas a oitava de cada seção é automaticamente ajustada para criar dois instrumentos separados de 44 teclas com a mesma tessitura.

Além disso, o pedal Damper (à direita) e o pedal Soft (à esquerda) atuam como pedais de sustain independentes para as respectivas seções superior e inferior, permitindo que duas pessoas realizem duetos de piano usando um único instrumento.

Uma seção de efeitos muito bem suprida fornece ao músico opções para as mais diferentes aplicações, do tradicional e indispensável Reverb à Chorus, Delay, Phaser e outros, muito bem escolhidos para os timbres existentes no modelo.

Tampa do Novus NV5

Rotary Speaker para os órgãos e Ping Delay e Auto Pan para os pianos elétricos são bons exemplos, ao lado de combinações pré-selecionadas como Phaser+Chorus, Phaser+AutoPan, Tremolo+Amp, Auto Pan+Amp e Phaser+Amp, todos com possibilidades de ajustes de parâmetros para maior customização.

Um metrônomo com ajustes de tempo, compasso e volume, e uma seção com 100 diferentes estilos rítmicos auxiliam tanto o estudo quanto as performances. A função Recorder permite gravar e armazenar as performances tanto na memória interna do Kawai NV5 quanto salvá-las em um dispositivo de memória USB.

O formato de gravação e as capacidades diferem entre o Pianist Mode e o Sound Mode. No primeiro, a performance é tratada como arquivo de áudio, sem possibilidade de edição ou overdubbing, ideal para pianistas avaliarem suas performances. Por conta disso, os arquivos são salvos na memória como MP3 (256 kbit/s). A capacidade é de três músicas, cada um com até 10 minutos de duração.

No segundo, é utilizado um formato nativo da Kawai, que permite overdubbing, e a capacidade é de 90 mil notas distribuídas em até dez músicas. Para dispositivos externos, os formatos utilizados são MP3 (256 kbit/s) ou WAV (1411 kbit/s).

Detalhes do Novus NV5

O modelo também traz uma seleção de músicas pré-gravadas incluindo músicas de demonstração, livros de ensino clássicos e contemporâneos com lições muito utilizadas pelos estudantes, como Burgmüller, Czerny e Beyer, e peças como os Estudos e as Valsas de Chopin e as Invenções de Bach entre muitas outras. Além disso, permite a reprodução de arquivos em mp3 de pen-drives e outros dispositivos.

Tecnologia Novus NV5

Áudio e conexões

O sistema de alto-falantes e “tábua harmônica” do Kawai NV5 é extremamente competente e reproduz com naturalidade a sonoridade do instrumento. Um conjunto de ajustes e configurações torna essa reprodução ainda mais rica, fazendo que o sistema se adapte a diferentes ambientes.

Entre os recursos, o Wall EQ (equalizador de parede) otimiza o caráter sonoro do alto-falante da “tábua harmônica”, dependendo se o instrumento está posicionado próximo a uma parede ou em uma área afastada dela.

Conexões Novus NV5

E para quem pretende usar o instrumento com fones de ouvido, o modelo traz o Spatial Headphone Sound (SHS), recurso que aumenta a profundidade e o realismo do som do piano acústico para os fones de ouvido e permite ao músico selecionar uma das três diferentes predefinições acústicas que ajustam o posicionamento do som, ajudando a reduzir a fadiga auditiva. Além disso, o tipo de fone de ouvido pode ser escolhido para otimizar essa experiência.

Piano Novus NV5 Kawai

Especificações Novus NV5

O conjunto de conexões traz, além da entrada para pen-drive ou dispositivo USB externo, porta USB to HOST (para conexão com computadores), MIDI IND e MIDI OUT tradicionais, Line In e Line Out para uso de equipamentos de áudio externos e duas saídas de fones de ouvido, cada uma delas inteligentemente com um tipo de plugue (P2 e P10).

Além dos conectores MIDI padrão, o NV5 também oferece tecnologia Bluetooth MIDI e Audio integrada que permite ao instrumento comunicar-se com dispositivos externos sem uso de fios.

Piano Novus NV5 da Kawai

Conclusão

A ampla variedade de timbres permite a utilização do instrumento nos mais diversos ambientes e para diferentes funcionalidades. Obviamente, além do estudo e do uso doméstico, o piano pode ser utilizado em bares, restaurantes ou hotéis por conta da ampla variedade de timbres disponíveis.

Do mesmo modo, pode ser utilizado em igrejas, tanto por oferecer sons característicos muito utilizados nos cultos mais recentes, quanto pela quantidade de sons de órgão, mais identificados aos rituais e cultos tradicionais.

A qualidade das amostras é muito acima da média, refletindo a preocupação da empresa em dotar o instrumento de sua melhor tecnologia. A reprodução do piano de cauda SK-EX da Kawai é surpreendente! E o conjunto de configurações inseridas no contexto do Virtual Technician ultrapassa em muito tudo que já se ofereceu nesse sentido, com qualidade extrema e sem pasteurizações.

Cada ajuste responde de forma natural, mas extremamente atuante, na sonoridade do instrumento, permitindo ao músico uma customização precisa, o que faz desse um equipamento extremamente útil, inclusive, para gravações.

O grande diferencial, contudo,  é a mecânica: peso correto, resposta precisa, ação natural! O mecanismo da série “K” adaptado a um piano digital, com sensores no lugar das cordas, e todo o sistema de abafadores colocam este instrumento num patamar diferente em relação aos demais.

O modelo realmente proporciona a sensação inconfundível de tocar um instrumento acústico com toda a praticidade e conveniência de um digital moderno. Com certeza, em termos de ação, o melhor piano digital já construído.


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito