Skip to main content
Kawai ES920

Kawai ES920

Kawai ES920

A Kawai lançou recentemente seu novo piano digital portátil, o ES920, em substituição ao popular ES8 – topo de linha em sua categoria, constantemente esgotado por conta da alta demanda, situação agravada em 2020 por causa da pandemia do COVID-19. O desafio da empresa era oferecer um instrumento ainda melhor que seu antecessor e, se possível, por preço similar.

A solução foi dotar o ES920 das mesmas características que fizeram do ES8 um sucesso de vendas – mecanismo de teclas, timbres de piano e sistema de pedais – e aprimorar os recursos disponíveis, dotando-o de funções solicitadas pelos usuários e tornando-o uma versão turbinada de seu antecessor.

Design Kawai ES920

Design

O ES920 apresenta design exterior com bordas suavemente arredondadas e linhas limpas complementam a superfície plana e organizada do painel, dando a ele um aspecto de simplicidade e objetividade. Os botões embutidos estão distribuídos por categorias por sobre o painel e atuam com um pequeno clique.

O display OLED de 128 por 64 pixels é suficiente para a visualização de timbres, ritmos e parâmetros de ajuste, sem o acúmulo de informações tão comum em outros modelos.

O ES920 pesa apenas 17 kg – quase 6 quilos a menos que seu antecessor, por conta do gabinete em plástico – e mede apenas 37,5 cm de profundidade e 14,5 cm de altura, o que faz dele uma ótima opção para quem precisa deslocá-lo para apresentações.

O suporte para partituras é em plexiglass, diferentemente do modelo anterior – de metal e aberto -, posicionado acima do topo do piano e inclinado.

O painel possui duas áreas distintas. A área superior possui controles deslizantes, a tela OLED, os botões de controle do menu para navegação etc. Abaixo dessa área, logo acima do teclado, estão os principais botões de função do piano que controlam praticamente todos os recursos e funções.

Conexão Pen Drive Kawai ES920

O painel separado em dois níveis, um acima do outro, condensa os botões e controles deslizantes em uma largura um pouco menor e torna mais fácil vê-los e acessá-los.

O conjunto de conexões está centralizado no painel traseiro, com exceção das duas saídas para fones de ouvido, situadas na parte frontal do instrumento, à esquerda das teclas. Além de facilitar o acesso, a Kawai trouxe uma solução inovadora e inteligente: um conector padrão de 1/4” (P10) e um mini conector de fone de ouvido de 1/8” (P2), eliminando a necessidade de adaptadores para conexão de diferentes tipos de fones de ouvido.

Painel Kawai ES920

Ação das teclas

O ES920 possui o sistema Responsive Hammer III que recria o toque de um piano de cauda acústico, com movimento realista e design rígido e sem molas. O sistema de detecção de martelo com sensor triplo aumenta a capacidade de resposta e a precisão, enquanto os reforços estruturais em toda a montagem ajudam a minimizar o ruído e a oscilação das teclas.

O peso do teclado é graduado para imitar os martelos graves mais pesados e os martelos agudos mais leves de um piano acústico, ao passo que a simulação do let-off recria a sutil sensação de ‘escape’– um pequeno ”degrau” antes de a tecla atingir o fundo – sentida ao tocar suavemente as teclas de um piano de cauda.

Além dos martelos, o teclado também possui contrapesos embutidos em cada tecla preta ou branca, que ajudam a equilibrar o toque do teclado durante as passagens do pianíssimo, ao mesmo tempo que adicionam uma sensação de maior resistência ao tocar com força.

A resposta rápida e confortável de todo o mecanismo apresenta ótima ação tanto nos fortíssimos mais agressivos quanto nos pianíssimos mais sutis. Com resistência na medida ideal para uma performance precisa, a resposta das teclas se assemelha a dos pianos não tão “duros”, o que permite performance ou estudo durante longos períodos sem esforço extra ou cansaço.

Com certeza, é a melhor resposta em um piano digital dessa categoria. Além disso, as teclas brancas trazem o revestimento Ivory Touch, exclusivo da Kawai, que – afora a sensação “natural” de toque proporcionada pela textura sedosa mas não escorregadia – absorve a transpiração e a oleosidade da ponta dos dedos.

Teclas Kawai ES920

Sons de piano

O ES920 traz tecnologia de som Harmonic Imaging XL com amostragem de 88 teclas, sons dos pianos Shigeru Kawai SK-EX e SK-5 e Kawai E, e polifonia máxima de 256 notas.

O modelo oferece 10 diferentes sons de piano, entre pianos de cauda e verticais – como Jazz Grand, Warm Grand, Pop Grand e Upright Piano, entre outros – com impressionante qualidade em alta definição, todos com resposta dinâmica suave e uniforme.

Diferentemente de outros modelos existentes n omercado, o som não é “artificial” ou “sintetizado”, mas natural, encorpado e com “presença”. Ao tocá-lo, não se tem a impressão de se estar reproduzindo uma amostra, mas produzindo o som como em um piano acústico, apesar das limitações óbvias por se tratar de um instrumento portátil, com alto-falantes embutidos.

A fidelidade é um dos pontos altos dos timbres do instrumento, rivalizando com modelos bem menos acessíveis, em todas as faixas de dinâmica.

 

Outros sons

O objetivo principal de quem adquire um piano digital talvez seja a de ter ao alcance de seus dedos a melhor simulação possível de um piano acústico, tanto em relação à mecânica quanto aos timbres. Mas a adição de sons de outros instrumentos com certeza é um atrativo a mais, principalmente se esses patches apresentam qualidade e podem ser utilizados em uma ampla gama de aplicações. O ES920 traz uma seção de

28 sons instrumentais que inclui pianos elétricos vintage, cordas sinfônicas e pads, sons de órgãos de tubos e de jazz, cravo, marimba, vibrafone e Clavinet, sintetizador, contrabaixo e até mesmo coral, ou seja, uma seleção dos mais utilizados pelos tecladistas, seja para eventos, shows ou hobby.

O usuário pode utilizá-los de forma independente ou em camadas (layer) ou divisão (split) de dois sons, como piano de cauda acústico e cordas, cravo e órgão de tubos, piano elétrico Fender Rhodes e pad, ou um baixo vertical na mão esquerda e um piano de jazz na mão direita, à sua escolha. Isso permite uma ampla gama de aplicações, e atende aos principais estilos musicais.

Piano Kawai ES920

Efeitos

O processador digital do ES920 permite adicionar e modificar o resultado sonoro dos timbres pré-estabelecidos, por meio da adição de efeitos como chorus, tremolo, delay e pan automático, todos em alta definição, com qualidade de estúdio.

São 11 tipos e 4 combinações de efeitos, além de um muito útil simulador de amplificadores, com várias opções, a fim de imprimir características mais marcantes e pessoais a cada timbre. Junte-se a isso os seis ambientes acústicos oferecidos pelo reverb e é possível posicionar o som do instrumento em qualquer tipo de ambiente (e mesmo de época).

Além disso, é possível customizar os timbres de piano da mesma forma que um técnico afinador faria em um modelo acústico, dotando-o de características sonoras únicas que diferencia um instrumento de outros.

A função Virtual Technician simula digitalmente esses ajustes (17 ao todo) permitindo que se configure pessoalmente itens como ressonância de abafadores, ruído de abafadores e ressonância das cordas, efeito Key-off e ruído Fall-back, retardo de martelo e ajuste do tampo superior, tempo de decaimento, pressão de toque mínimo, amplitude de afinação, temperamento, entonação da nota, volume da tecla, função meio-pedal e profundidade do pedal soft (una corda).

E, depois de ajustados, todos os parâmetros podem ser armazenados na memória do usuário para uso posterior. Para a maioria dos estudantes, tal nível de detalhismo é, muitas vezes, desnecessário, mas pianistas que buscam pela sonoridade de piano a que estão acostumados verão nessa função a realização do “timbre perfeito”.

Para facilitar pequenos ajustes de modo a adequar o som do instrumento ao ambiente ou ao conjunto no qual ele está inserido, um providencial equalizador de quatro bandas com controles deslizantes foi posicionado no painel, ao lado do display.

Com ele, é possível controlar instantaneamente a intensidade das frequências reproduzidas, enfatizando graves, médios e agudos conforme a necessidade ou preferência do músico, sem que ele tenha que acessar menus e páginas. Mas, se o usuário preferir, a Kawai providenciou seis configurações pré- definidas de equalização para reprodução com um toque.

Entrada Fone Kawai ES920

Pedal

Um dos destaques do ES920 é o pedal fornecido com o produto (F-10H) que, diferentemente dos oferecidos por outras marcas, é de metal, de tamanho compatível com os de pianos acústicos e com o mesmo formato. Além disso, é compatível com meio-pedal e permite um controle infinitamente melhor do sustain do que os modelos liga/desliga.

O ES920 também permite configurar a ação do pedal, de modo que em timbres de órgãos e cordas, por exemplo, ele sustente os sons enquanto está pressionado, sem decaimento, para simular de maneira mais consistente a ação desses instrumentos reais.

 

Acompanhamento em tempo real

Obviamente não poderia faltar um metrônomo incorporado ao instrumento, com fórmulas de compasso 1/4, 2/4, 3/4, 4/4, 5/4, 3/8, 6/8, 7/8, 9/8, 12/8, muito útil a qualquer estudante ou mesmo profissional.

Mas,  para  quem  deseja  se  dedicar  não apenas à música erudita e quer explorar os universos do jazz, do pop e da bossa nova, por exemplo, o Kawai ES920 oferece uma seção de ritmos com 100 estilos – com duas variações cada, fill-ins, intro e finalização – além de quatro partes de acompanhamento e 100 sequências de acordes pré-definidas.

O sistema reconhece 15 tipos de acordes diferentes, incluindo a maioria das inversões, diminutos, aumentados etc. com a opção “one finger chord” tão procurada por iniciantes.

Graças à qualidade dos timbres existentes no instrumento e ao bom gosto e a competência dos programadores, o acompanhamento automático soa bem natural, produzindo um playback agradável para várias situações, do hobby puro e simples ao uso profissional em música ao vivo, por exemplo.

 

Gravação

Em termos de gravação, o modelo oferece gravador MIDI de duas pistas para que  o músico  grave  as partes da mão direita e da mão esquerda independentemente e, em seguida, as reproduza – independentemente ou simultaneamente – para ouvir o resultado ou praticar as mãos separadamente.

Também é possível gravar as trilhas de acompanhamento automático e salvar o resultado em uma unidade flash USB, assim como converter o arquivo MIDI em MP3 ou .wav estéreo para reprodução no próprio instrumento ou em qualquer tipo de reprodutor, de computadores a celulares.

 

Conectividade

O ES920 possui dois conectores de saída de áudio, um conector de entrada de linha estéreo, conector USB, conectores de entrada e saída MIDI padrão, conector de pedal de sustain único, conector de unidade tripla de pedal, um conector de entrada de pen drive USB para carregar e salvar músicas, além do conector da fonte de alimentação externa.

Em termos de conectividade sem fio, o ES920 oferece tecnologias de áudio e MIDI Bluetooth integradas que permitem que o instrumento  se comunique com dispositivos sem fio inteligentes compatíveis. Uma vez pareado com um celular, tablet ou computador, é possível reproduzir áudio de músicas e vídeos diretamente por meio do sistema de alto- falantes ou fones de ouvido do instrumento sem a necessidade de conectar cabos adicionais.

E utilizando o Bluetooth MIDI é possível utilizar uma ampla variedade de aplicativos como o PianoRemote que oferece uma maneira fácil de alterar sons ou ajustar as configurações a partir de uma interface de usuário mais atraente.

 

Conclusão

O ES920 substituiu o ES8 com vantagens, e não apenas em relação ao peso. Com mecânica precisa, timbres realísticos, grande possibilidade de customização, recursos digitais avançados e acessórios perfeitamente dimensionados e de alta qualidade, o modelo surpreende pela quantidade de recursos em um gabinete aparentemente simples.

O sistema de áudio desenvolvido pela Onkyo entrega alta definição e espacialidade na reprodução dos timbres, incomparáveis em relação a outros modelos digitais da mesma categoria. Além disso, a tecnologia Spatial Headphone Sound (SHS) permite ajustar o posicionamento espacial do som e o tipo de fone de ouvido utilizado e aprimora a profundidade e o realismo do som do instrumento.

Com o ES920, a Kawai continua a oferecer a mais real simulação de um piano acústico em um instrumento digital dessa categoria e coloca nas mãos de estudantes e profissionais um conjunto extremamente atrativo e completo.


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito