Skip to main content
aula de piano em casa

7 dicas para aproveitar melhor as aulas online

aula de piano em casa

Desde que os reflexos da pandemia do COVID-19 chegaram ao Brasil, a rotina de praticamente toda a população se alterou. Com o mote “fique em casa”, o distanciamento social foi promovido e divulgado como uma das mais eficazes ferramentas contra a disseminação do vírus, de tal forma que grande parte dos brasileiros adotou a reclusão como “novo normal”.

Com a oportunidade de passar mais tempo em casa, economizando horas preciosas dedicadas anteriormente ao trânsito e à resolução de problemas nem sempre tão urgentes, verificou-se que havia vários momentos disponíveis durante o dia para a dedicação àquilo que, muitas vezes, foi relegado a segundo plano. Com isso, muitos hábitos foram retomados, como as refeições em família, as brincadeiras com os filhos, as conversas à noite e, até mesmo, o estudo de música! Veja em nosso artigo 7 dicas para aproveitar sua aula online de piano!

A disseminação das lives e das videoaulas durante a epidemia abriram espaço para as aulas de piano online, ao vivo, em que professor e aluno interagem e a troca de informações é constante. Essa prática, já adotada há algum tempo por várias pessoas, de certa forma democratiza a informação e permite que qualquer um tenha acesso a professores de qualquer parte do mundo.

A pandemia alavancou esse modelo, mas, para aproveitar todo o potencial das aulas online, vale a pena seguir algumas dicas:

1ª: Mantenha a agenda de aulas

Assim como para as aulas presenciais, é importante manter uma rotina para as aulas online. Adiar aulas ou remanejar a agenda, mesmo que obrigado por circunstâncias, cria um hábito difícil de vencer. Quem adia uma aula, adia outra e mais outra, num processo sem fim que acaba por minar a motivação inicial. Além disso, o fato de adiar o encontro virtual com o professor por qualquer pequeno problema cria a ilusão de que se pode deixar o estudo para o dia seguinte, pois ainda há tempo antes da aula. O problema é que, muitas vezes, esse dia nunca chega…

2ª: Mantenha a regularidade de estudos

Mais vale um pouco de estudo de instrumento todos os dias do que seis horas de estudo em um dia só! Ainda mais quando, geralmente, essas seis horas de estudo ocorrem um dia antes do dia da aula. O cérebro precisa de tempo para assimilar as informações, assim como aprimorar a coordenação motora. Por isso, a regularidade nos estudos é talvez mais importante do que a quantidade de horas despendidas nessa tarefa em um único dia. Separar um período do dia para o estudo, nem que seja de apenas uma hora, faz com que a atenção do estudante esteja voltada somente para isso e sua produtividade se torna maior.

3ª: Escolha um lugar tranquilo e um horário conveniente

O fato de as aulas presenciais serem ministradas, geralmente, em uma sala tranquila, não é à toa. Imagine o aluno tentando se concentrar numa aula com o professor, ao mesmo tempo, ensinando as lições, ouvindo o aluno tocar, dando comida para o cachorro, atendendo à campainha, cuidando da criança pequena e uma infinidade de outras tarefas que podem coexistir num ambiente. Com certeza, a atenção se dispersará e o aproveitamento não será o mesmo. O mesmo ocorre na aula online de piano. Apesar de difíceis em tempos de pandemia, um lugar com privacidade e um horário tranquilo, sem interrupções ou outras distrações, são fundamentais para um ótimo aproveitamento da aula.

aula de piano online

4ª: Veja e seja visto!

Embora seja possível, fazer aulas pelo celular pode não ser a melhor opção, tanto por conta do tamanho da tela quanto pelo posicionamento da câmera. Em contrapartida, o celular tem a vantagem da mobilidade e, em alguns casos, pode atender bem em determinadas situações como, por exemplo, mostrar um ângulo do posicionamento da mão ou algo assim. De qualquer forma, pode ser um ótimo auxiliar funcionando como segunda câmera ou fonte de áudio. Um computador, seja ele desktop ou notebook, com câmera externa e bem posicionada um monitor garantem que o estudante consiga ver todos os detalhes do que o professor está apresentando ou tocando, ao mesmo tempo que permitem mostrar a ele seu progresso.

gravar aula online de piano

5ª: Saiba utilizar seu instrumento

Tanto os pianos digitais quanto os acústicos permitem um ótimo aproveitamento das aulas online. Um notebook ou mesmo um computador com microfone externo pode captar a sonoridade do acústico e transmiti-la ao professor. No caso dos digitais, é possível, dependendo do modelo, utilizar a saída de áudio e enviá-la diretamente para a reunião. Em ambos os casos, o importante é configurar a plataforma que se está usando para as aulas de maneira que não haja cortes, compressões ou distorções. E nisso seu professor pode – e deve – auxiliá-lo.

6ª: Use fones de ouvido

O uso de fones de ouvido é aconselhável por vários motivos. Os modelos com microfone permitem que a aula ocorra de maneira simplificada, sem necessidade de muitas conexões ou configurações de áudio. Além disso, seu uso contribui para o aumento da concentração, pois os bons fones isolam o som externo e permitem ao aluno ouvir somente o professor e os instrumentos.

aprendendo com aula de piano online

7ª: Grave a aula

Essa é uma facilidade que, por questões óbvias, as aulas online permitem. Com a gravação em mãos você pode rever as orientações de seu professor e até mesmo ouvir a peça interpretada por ele. Mas não se esqueça de que, antes de gravar, é necessário pedir autorização ao professor e de que o material proveniente dessa gravação é particular e não pode ser divulgado ou distribuído.

tocar piano durante pandemia

Seguindo essas dicas, com certeza você aproveitará muito mais sua aula online de piano e poderá se desenvolver nessa nova forma de aprendizado que a tecnologia proporciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito