Ao se deparar com uma partitura com melodia e cifra, o pianista pode utilizar várias técnicas para a execução. A mais comum é tocar os acordes com a mão esquerda, utilizando arpejos ou diferentes aberturas, e a melodia com a direita. Mas também é possível harmonizar melodia no piano, pontuando as harmonias com a execução de acordes na direita.
Essa técnica, conhecida como “melodia blocada” ou “melodia com acordes blocados”, funciona muito bem em diversos gêneros e foi a base para o desenvolvimento de muitos estilos, tendo Milt Buckner, George Shearing e Erroll Garner como grandes representantes no jazz. Mas não apenas nesse estilo é possível utilizar esse artifício, muito útil em diversas situações.
Existem vários tipos ou variações de acordes em bloco, mas, para iniciar o estudo e o uso dessa técnica, pode-se explorar o uso do acorde na mão direita em cada mudança de harmonia enquanto a mão esquerda executa um baixo. Como exemplo, podemos utilizar a melodia de “Viagem”, dos compositores João de Aquino e Paulo Cesar Pinheiro.
Exemplo 1 – Partitura
Como se trata de um compasso ternário, pode-se utilizar um padrão de valsa para o acompanhamento.
Exemplo 2 – Melodia com acompanhamento
Mantendo a melodia como nota mais aguda, são adicionadas as outras notas do acorde abaixo dela, na inversão apropriada.
Exemplo 3 – Melodia com blocos
No caso de a melodia não ser nota pertencente ao acorde, verifica-se qual inversão do acorde apresenta uma nota mais próxima à da melodia, descendentemente, e se substitui essa nota pela da melodia.
Exemplo 4 – Nota fora do acorde
Desse modo, adicionando acordes à melodia, é possível enriquecer uma interpretação e torná-la mais interessante e robusta. Existem ainda outras técnicas de acordes em bloco que têm esta como embrião, mas é importante ter segurança na hora de harmonizar melodia no piano de forma simples para utilizá-las. Pratique bastante!