Skip to main content
teclas do piano

A altura da teclas do piano

É comum vermos pianistas ajustando a altura da banqueta do piano antes de suas apresentações. E, geralmente, a falta desse ajuste causa desconforto e, muitas vezes, até mesmo dores, porque a posição do pianista frente ao instrumento é algo extremamente importante para o máximo aproveitamento de sua movimentação e para a economia do esforço realizado durante a performance.

E isso tem muito a ver com a técnica que ele utiliza ou mesmo o repertório que irá interpretar, mas, principalmente, com sua compleição física.

Dependendo da altura do tronco do pianista, a banqueta pode ser levantada ou abaixada, de modo que ele alcance as teclas do piano com facilidade e na posição mais ergonômica possível, ou naquela em que está acostumado.

altura das teclas do piano

>> Baixe o e-book gratuito “Afinação e Regulagem”: Guia definitivo para entender a afinação e a regulagem do piano <<

Importância da altura das teclas do piano para seu funcionamento

Como todo instrumento musical, o piano tem medidas padrão que, embora possam variar sutilmente de um modelo a outro, permitem que o músico, com pequenos ajustes, se sinta confortável em praticamente qualquer um.

Em relação às teclas, a altura em que devem ficar, a partir do chão até o topo das brancas, varia de 71 a 76 centímetros, mas esse número pode se alterar, para mais ou para menos, entre pianos de cauda e pianos verticais.

Embora a altura do teclado como um todo e o consequente ajuste da banqueta sejam importantes para a performance do músico, há um outro elemento relacionado às teclas do piano que pode comprometer ainda mais sua interpretação: a altura de cada uma individualmente e o percurso que percorrem até acionar o mecanismo e, consequentemente, o martelo.

altura das teclas do piano

>> Baixe o e-book gratuito “Afinação e Regulagem”: Guia definitivo para entender a afinação e a regulagem do piano <<

Qual a altura ideal para as teclas do piano?

As teclas de um piano devem estar sempre alinhadas em relação à altura, evitando que algumas estejam mais altas que outras.

Isso é importante não apenas por questões de estética, mas, principalmente, por conta da precisão do toque do pianista e da resposta do mecanismo, sem falar na prevenção de acidentes, que vão de entorses nos dedos a hematomas.

E certas passagens musicais são simplesmente impossíveis de serem executadas com a técnica correta e a sonoridade desejada se as teclas não estiverem todas ajustadas e alinhadas. Para um pianista, tocar em um piano desajustado é como andar de carro por uma via extremamente esburacada.

Ajuste e regulagem

Quando se pressiona uma tecla em um piano, na verdade se está movimentando um martelo e todas as partes do mecanismo associadas a ele. A parte da tecla que o dedo empurra é projetada para descer aproximadamente 10 milímetros.

O martelo, no entanto, se movimenta quase 50 milímetros. Desse modo, o martelo percorre uma distância cinco vezes maior que a extremidade da tecla, o que significa que qualquer diferença no percurso que a tecla percorre quando movimentada pelo dedo é multiplicada pelo menos cinco vezes na ação do martelo, o que podo ocasionar diferenças gritantes na sonoridade e na dinâmica.

Por isso, todas as teclas do piano devem ser ajustadas por um técnico afinador para que estejam alinhadas e realizem o mesmo percurso, a fim de garantir a exatidão na resposta ao mais sutil toque do pianista.

regulagem da altura das teclas do piano

>> Baixe o e-book gratuito “Afinação e Regulagem”: Guia definitivo para entender a afinação e a regulagem do piano <<

Como ajustar a altura das teclas

Para realizar esse ajuste, o técnico afinador utiliza diversas técnicas, começando por medir a altura das teclas e sua ação com ferramentas apropriadas e ajustar o mecanismo de modo que todas respondam da mesma maneira.

Também pode ser necessária a substituição ou a adição de discos de papel ou feltro de diferentes espessuras abaixo das teclas para garantir a uniformidade de todo o teclado. Com todo o conjunto do mecanismo funcionando perfeitamente, ajustes sutis ainda são realizados para que a ação de cada tecla seja perfeitamente igual a de todas as outras.

Um teclado perfeitamente ajustado permite ao pianista explorar cada nuance sonora com a certeza de que vai atingir o resultado desejado, dando a ele segurança e liberdade para extrair o máximo do instrumento, sem sustos ou solavancos.

Para isso, o recomendado é que a afinação e a regulagem do piano sejam executadas por um técnico pelo menos uma vez ao ano, ou mais frequentemente, se o instrumento for muito utilizado.

altura das teclas do piano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito