Para um pianista, nada se compara ao prazer de tocar um piano bem afinado e regulado, que responda com precisão à ação de seus dedos e produza uma sonoridade agradável, potente e pura.
Mas, com o tempo, o desgaste de componentes e o mau uso, alguns ruídos podem ser percebidos quando o músico toca o instrumento, prejudicando a qualidade do som e sua experiência, principalmente em pianos mais antigos ou de qualidade duvidosa.
E é comum que o pianista não perceba que algo está errado até que os níveis desses ruídos se tornem excessivamente evidentes, o que demonstra que alguns problemas estão ocorrendo no complexo mecanismo que um piano apresenta.
Assim como em um automóvel ou no próprio corpo humano, ruídos não desejados são sinal de que algo não está bem ajustado e, além de prejudicar a performance, pode causar, com o tempo, desgaste maior de outros componentes.
Na maioria dos casos, esses problemas podem ser facilmente resolvidos por um profissional técnico habilitado e experiente, mas, quanto mais cedo forem detectados e corrigidos, melhor.
Ruídos no acionamento dos pedais
Alguns dos ruídos mais perceptíveis são os produzidos pelo acionamento dos pedais do piano, sejam eles rangidos e estalos ou do próprio movimento do mecanismo.
Embora, obviamente, o sistema de pedais não seja absolutamente silencioso – sendo esse elemento, inclusive, simulado nos pianos digitais -, qualquer som que se destaque em meio à sonoridade das cordas deve ser analisado.
Existem algumas causas para isso, sendo a mais comum o desgaste ou a folga nas peças mecânicas. Com o tempo e o uso, as partes móveis do mecanismo dos pedais podem se desgastar, criando movimentos indesejados que causam ruídos.
Além disso, é comum que as partes móveis não estejam bem ajustadas ou lubrificadas, o que causa atritos entre elas. Também contribui o acúmulo de poeira e sujeira, cujas partículas podem se acumular nos mecanismos internos dos pedais.
Ruídos no acionamento das teclas
Em relação às teclas, os ruídos podem surgir no movimento vertical ou horizontal delas. Geralmente, esses problemas ocorrem por causa do desgaste das peças de feltro que ajudam a amortecer esse movimento.
Mas, assim como no mecanismo dos pedais, o acúmulo de poeira e sujeira também causa atrito e, consequentemente, ruídos.
E as folgas nos pinos piloto podem causar movimento horizontal das teclas, em alguns casos até com choque entre elas, o que também produz barulho.
O desalinhamento das partes móveis do mecanismo, como os martelos e as alavancas, também pode contribuir para a produção de ruídos, assim como o desgaste dos componentes de feltro e couro e a folga existente em parafusos de fixação.
O mais preocupante, no entanto, é a existência de problemas estruturais, como rachaduras ou deformações na estrutura ou no mecanismo do piano, que podem causar vibrações.
Ruídos produzidos pelas cordas
Cordas enferrujadas ou quebradas, obviamente, não podem permanecer no piano pois, além de produzirem ruídos, podem comprometer o funcionamento de todo o mecanismo e ocasionar problemas estruturais.
Também pode ocorrer desgaste das pontes e cavaletes, principalmente em pianos mais antigos, acarretando suporte inadequado das cordas e consequentes ressonâncias e vibrações indesejadas.
Manutenção Preventiva
A manutenção regular por um técnico de piano é crucial para prevenir e resolver problemas de ruídos de acionamento do mecanismo. Isso inclui inspeções periódicas, ajustes finos e limpeza profissional – realizadas na afinação do instrumento, geralmente duas vezes por ano -, garantindo que o piano funcione de maneira suave e silenciosa.
A manutenção regular por um técnico de piano pode ajudar a identificar e corrigir problemas antes que eles se tornem mais graves, garantindo que o piano permaneça em boas condições e sem ruídos. Realizar essas manutenções e ajustes regularmente pode prolongar a vida útil do piano e melhorar a qualidade sonora.
Nessas ocasiões, são realizadas a limpeza cuidadosa de todos os mecanismos – para remover poeira e sujeira ajudando a reduzir o atrito – e a lubrificação adequada dos componentes. Peças desgastadas de feltro e couro são substituídas por novas, assim como articulações e pivôs, para eliminar o jogo excessivo.
A regulagem adequada do mecanismo do piano, incluindo o ajuste do escape e de outras partes móveis, pode eliminar ruídos de acionamento.
Em alguns casos, pode ser necessário corrigir a posição de peças ou realizar ajustes técnicos para eliminar folgas que causam ruídos, assim como apertar parafusos de certos componentes. Problemas estruturais, no entanto, podem exigir reparos mais complexos.
Ao seguir essas práticas de manutenção, é possível minimizar os ruídos de acionamento e prolongar a vida útil do piano, mantendo a qualidade do som e a resposta desejadas.