Skip to main content

Como a música pode auxiliar na aprendizagem de idiomas?

O estudo de música – e até mesmo o hábito de ouvi-la – é reconhecido por muitos pesquisadores como prática que desenvolve a mente humana, proporciona bem-estar, promove o equilíbrio físico e mental, e facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio. E está comprovado que crianças que se envolvem com a música apresentam melhor desempenho escolar e, geralmente, notas mais elevadas.

Música no aprendizado de idiomas

Segundo estudos realizados na Alemanha, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho algum com música. No campo da matemática, as que estudaram notas musicais e divisões rítmicas obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo.

Mas não é apenas nas ciências exatas que a música traz benefícios. Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, comprovou que as conexões neurais criadas durante as aulas de educação musical também preparam o cérebro para todos os aspectos da comunicação humana.

Música no aprendizado de idiomas

O estudo, publicado na revista Nature Reviews Neuroscience, constatou que quem aprende a tocar um instrumento musical condiciona o cérebro a selecionar o que é relevante em um processo complexo que envolve leitura da partitura, memória, cálculos de tempos e coordenação.

Além disso, foi evidenciado que crianças que recebem aulas de música são melhores em detectar mudanças de tom na fala, tem seu vocabulário ampliado e interpretam melhor os textos. Aliando todas essas características, pode-se afirmar que a música é um excelente auxiliar no aprendizado de um idioma.

A música como ferramenta

A música é uma linguagem universal, utilizada de formas diferentes por todo o mundo, mas com características únicas: serve para comunicar, inspirar, educar e entreter, e é capaz de alterar o humor de crianças e adultos. Por isso, não é incomum que pessoas de todas as idades a apreciem enquanto trabalham ou estudam.

Desde a mais tenra idade – e até mesmo no ventre, antes do nascimento – as crianças têm contato com a música, em canções de ninar ou em melodias de móbiles e brinquedos. Na primeira infância, a música é amplamente utilizada para a educação, pois as crianças ainda não possuem o domínio da escrita e precisam recorrer à memorização. Por conta disso, a música é excelente auxiliar no desenvolvimento da memória, assim como para criar um ambiente propício para o aprendizado.

Música no aprendizado de idiomas

No estudo de idiomas, músicas são uma fonte muito divertida de prática por repetição, pois as crianças cantam o refrão várias vezes, o que as leva a assimilar a linguagem, assim como a pronúncia, de forma lúdica. A repetição permite que elementos de linguagem sejam realmente aprendidos e, posteriormente, utilizados em diferentes situações de comunicação.

Adolescentes também costumam recorrer, mesmo sem saber, à música para seu desenvolvimento em outras línguas. Ao cantar as canções de seus artistas favoritos, desenvolvem a compreensão auditiva, aperfeiçoam a pronúncia, expandem o vocabulário e ampliam seu conhecimento cultural.

Música no aprendizado de idiomas

Aliar o uso dessas canções ao aprendizado de um instrumento musical já é prática mais que consagrada, por permitir aos jovens que se desenvolvam na música ao mesmo tempo em que se expressam em sua individualidade e dentro das características de determinado grupo. O contrário, ou seja, o aprendizado de um idioma por meio da música, também é muito comum, haja vista a existência até mesmo de programas de televisão que utilizam esse recurso como técnica pedagógica.

Música no aprendizado de idiomas

Por ser uma forma lúdica de aprendizagem, em que importantes habilidades são desenvolvidas de forma natural e prazerosa, a música é um potente instrumento no aperfeiçoamento da mente humana e importante ferramenta de auxílio para a assimilação e a memorização de conteúdos. Como disse Platão, “a música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

Se você gosta de dicas e curiosidades sobre o mundo da música, cadastre-se em nosso blog e fique sempre por dentro das novidades: basta colocar o seu nome e e-mail!

Saiba mais sobre a Fritz Dobbert

2 thoughts to “Como a música pode auxiliar na aprendizagem de idiomas?”

    1. Obrigado Adriana! Continue seguindo a gente aqui no blog e nas redes sociais para ficar por dentro de Promoções, Novidades e Conteúdos 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito