Skip to main content
leitura-de-partituras

7 dicas para leitura de partituras

leitura-de-partituras

Fazer a leitura de partituras é decifrar um código desenvolvido por centenas de anos e transformar símbolos em música. Falando assim, parece mais difícil do que realmente é!

Nascida da necessidade de registrar ideias musicais a fim de transmiti-las a qualquer pessoa, uma partitura musical é um sistema extremamente lógico e simples, em que as notas são distribuídas na pauta segundo sua altura – das mais graves às mais agudas – e conforme sua disposição no tempo.

Ainda parece difícil? Então listamos aqui algumas dicas para facilitar seu estudo e saber como fazer uma boa leitura de partituras.

1. Altura das notas

As notas são distribuídas na partitura de modo que as mais graves estejam posicionadas na parte de baixo da pauta e as mais agudas na parte de cima, de modo que cada uma ocupe uma linha ou em um espaço, consecutivamente.

Dessa forma, sabendo a posição de algumas, fica muito fácil deduzir as outras. As referências são as indicadas pelas claves de Sol e de Fá e, obviamente, o Dó Central.

altura das notas em uma partitura

>> Baixe o e-book “Afinação e Regulagem”: Guia Definitivo para entender a afinação e regulagem de um piano <<

2. Para decorar a posição das notas na clave de Sol

Um artifício muito usado é separá-las em notas posicionadas nos espaços e notas posicionadas nas linhas. Repare que a nota que finaliza uma sequência tem o mesmo nome da que inicia a outra.

Notas nos espaços: Fá – Lá – Dó – Mi

Notas nas linhas: Mi – Sol – Si – Ré – Fá

como decorar posição das claves de sol

3. Para decorar a posição das notas na clave de Fá

A dica anterior também vale para as notas na clave de Fá.

Notas nos espaços: Lá – Dó – Mi – Sol

Notas nas linhas: Sol – Si – Ré – Fá – Lá

como decorar posição das claves de fá

4. Dó Central

O Dó Central auxilia a identificar as notas próximas a ele, o Ré na clave de Sol e o Si na clave de Fá.

 

dó central

5. Notas das linhas suplementares

As notas escritas nas linhas suplementares superiores ou inferiores são menos utilizadas no início dos estudos e, paulatinamente, acabam por serem dominadas.

linhas suplementares inferiores

linhas suplementares superiores

>> Baixe o e-book “Afinação e Regulagem”: Guia Definitivo para entender a afinação e regulagem de um piano <<

6. Distribuição dos tempos

As partituras de boa qualidade são escritas de forma a distribuir os tempos proporcionalmente no compasso, alinhando as notas tocadas simultaneamente. Composições mais complexas exigem um pouco mais de entendimento, mas, nesse caso, a compreensão da escrita e o desenvolvimento da leitura são compatíveis ao domínio técnico.

partitura com distribuição de tempo

7. Defina uma pulsação

Para facilitar a leitura de partituras, defina uma pulsação e conte os tempos em voz alta, de forma a saber quando cada nota deve ser tocada. Para praticar, uma boa dica é escrever os números relativos aos tempos na partitura, “encaixando” a execução das notas neles.

partitura com números relativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito