O mecanismo de um piano é uma máquina de grande complexidade em que milhares de peças produzidas com diferentes matérias-primas – madeira, tecidos, adesivos, resinas e metais – precisam trabalhar de forma precisa e coordenada, desde o momento em que as teclas são acionadas até os martelos percutirem as cordas.
Somente isso pode garantir que o pianista tenha em suas mãos um instrumento de qualidade, que responda com perfeição aos seus comandos e possa reproduzir toda a gama de sonoridades exigida.
Embora seja primordial, não basta utilizar componentes de primeira qualidade e matérias-primas de excelência se o mecanismo não for construído com o rigor que uma máquina de precisão exige. E esse procedimento é realizado por técnicos especializados que conhecem a função e o comportamento de cada peça e analisam o funcionamento de cada conjunto antes mesmo da instalação na estrutura do piano.
E somente depois de verificada a perfeita ação de todos os componentes é que um piano é entregue para venda.
O que é Action Test?
Nesse processo, uma das etapas fundamentais é o “action test” que, como o próprio nome já diz, testa a ação completa do mecanismo, simulando as horas de funcionamento a que será submetido quando estiver à disposição dos pianistas.
Afinal, um piano é um bem que, se bem cuidado, pode durar décadas e deve estar sempre funcionando de forma precisa.
Como o action test da Fritz funciona?
Durante o “action test”, o piano, já com as cordas, o teclado e o mecanismo instalados, é colocado em um equipamento eletromecânico – posicionado em uma sala acusticamente preparada para não haver nenhum tipo de vazamento sonoro – em que cada tecla, devidamente protegida para que mantenha seu acabamento inalterado, é acionada milhares de vezes.
Esse processo estabiliza a afinação do instrumento, ao mesmo tempo em que provoca uma acomodação dos componentes do mecanismo, preparando-o, assim como o teclado, para a regulagem final.
Nessa etapa, são verificadas novamente as condições de cada componente, garantindo que não haja nenhum tipo de anomalia, anormalidade ou desgaste prematuro, e realizados os ajustes finais de resposta, afinação e sonoridade, a fim de entregar ao consumidor final um instrumento de qualidade comprovada e no máximo de suas capacidades.
Na vanguarda de processos industriais, a Fritz Dobbert comprova mais uma vez a excelência de seus profissionais e a qualidade de seus pianos, produzidos com matérias-primas de primeira linha e componentes manufaturados com precisão.