Skip to main content
Professor de Piano

Dicas para ser um bom professor de piano

Muitos pianistas também atuam profissionalmente como professores de piano. E grande parte deles utiliza, para isso, os conhecimentos adquiridos durante sua carreira e os modelos utilizados por seus próprios professores de piano.

Longe de ser um problema, esse modo de trabalho traz resultados surpreendentes, mas depende em grande parte da habilidade do professor, de sua vocação para o ensino e da empatia que estabelece com seus alunos, desde a compreensão das expectativas à definição de objetivos. Para quem quer iniciar nessa atividade, separamos algumas dicas importantes para obter sucesso na empreitada.

 

1 – Ensine o que você sabe

Se o professor não domina determinado assunto, não é possível transmitir essa informação de maneira correta a seus alunos. Por isso, é importante iniciar a carreira de professor com alunos de um nível que você domine completamente. E isso não quer dizer que ensinar iniciantes é mais fácil ou menos importante que orientar alunos mais adiantados.

Mas, de certa forma, as dificuldades técnicas, de leitura e de coordenação estão mais acessíveis e podem ser vencidas com mais facilidade. Para não errar, utilize os modelos que você já testou e aprovou. De fato, o professor ensina, geralmente, da mesma maneira como foi ensinado. É importante conhecer seus limites.

Estudo de Piano

2 – Continue se aperfeiçoando

De nada adianta iniciar na atividade de professor com alunos iniciantes se não houver um desenvolvimento contínuo de seus conhecimentos e de suas habilidades. Isso garante que você possa agregar mais informações às suas aulas, possa se dedicar ao aluno durante mais tempo e tenha condições de verificar o progresso dele. Quanto mais subsídios você puder fornecer a seu aluno, melhor.

Para isso, vale procurar professores mais capacitados que você e manter aulas regulares, absorvendo conhecimentos e desenvolvendo tanto sua técnica pianística quanto suas técnicas pedagógicas, aprendendo novas metodologias e diferentes procedimentos.

Também é importante procurar por cursos específicos para professores de piano, como de musicalização infantil e de metodologias como Dalcroze, Orff, Suzuki e outras, para agregar a suas aulas. E estudar, por meio de livros, apostilas, vídeoaulas etc.

 

3 – Se prepare para as aulas

Não basta ter o conhecimento necessário se o professor improvisa a cada aula. Apesar de grande parte do conteúdo a ser ministrado depender do estudo prévio do aluno – e, portanto, de certa forma, o professor ser forçado a se adequar às condições apresentadas -, é imprescindível que o mestre tenha um roteiro a ser seguido, seja em relação ao repertório, às técnicas ou as novos elementos a serem apresentados.

Ao apresentar uma nova peça de repertório, por exemplo, o professor deve pesquisar sobre ela, seu autor, o estilo, as condições sob as quais foi composta e outros elementos que possam auxiliar o aluno a compreender a música. Isso sem citar, por exemplo, que, apesar das controvérsias, é produtivo que o aluno conheça a música, seja interpretada pelo professor ou em gravações.

Professor ensinando Piano

4 – Entenda seu aluno

Nem todos os alunos têm os mesmos objetivos. Alguns querem se aperfeiçoar ao ponto de se tornarem concertistas ou profissionais da música. Outros, talvez a maioria, apenas buscam pela realização do sonho de tocar piano, por lazer, ou por diversos outros motivos. As crianças, por sua vez, estudam piano como parte de uma formação mais completa. Embora os objetivos possam mudar no decorrer do tempo, o professor deve saber identificar quais são eles e direcionar o aluno nesse sentido, fazendo-o progredir.

Além disso, cada aluno possui sua própria personalidade, o que inclui seus gostos musicais. Respeitar isso e fazer que ele conheça outros estilos além daqueles a que ele quer se dedicar pode fazer a diferença entre o desenvolvimento do aluno e sua estagnação.

Criança estudando Piano

6 – Inspire seus alunos

Além de orientar o aluno e apresentar-lhe os caminhos corretos para vencer as dificuldades, o professor deve inspirá-lo, ou seja, ser ou apresentar modelos que ele queira seguir musicalmente. Quanto mais abrangente seu conhecimento musical e mais novidades musicais você apresentar a ele, mais interessado ele ficará, o que pode garantir mais um pianista no universo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito