Assim como seus antecessores, os modelos de pianos atuais constituem verdadeiras obras de arte. Além de produzidos com as mais modernas técnicas constitutivas e materiais de alta qualidade, esses instrumentos têm a atenção de técnicos e engenheiros de grande gabarito e de equipes especializadas em acabamentos, tanto naturais – que destacam os veios, os desenhos e a beleza de lâminas de madeiras nobres, como imbuia, nogueira, carvalho e macassá – quanto os tradicionais branco ou preto.
Embora a tradição tenha sedimentado o preto com alto brilho como padrão para pianos de concerto – tanto que o acabamento atualmente é conhecido como “black piano” – nem sempre esse é o visual desejado por artistas, músicos, estudantes ou mesmo arquitetos e decoradores, que querem deixar seus pianos personalizados. E isso não é novidade: antecessores do piano como os clavicórdios e os virginais já eram ricamente adornados com pinturas exclusivas, além de terem elementos torneados, ainda conservados em alguns modelos atuais.
Com o desenvolvimento da industrialização do instrumento, que deixou de ser manufaturado para ser produzido em escala, acabamentos menos trabalhosos – mas não menos refinados – foram sendo utilizados, até que padrões foram estabelecidos. No entanto, já há algum tempo a necessidade de personalização dos instrumentos surgiu e alguns fabricantes e artesãos se dedicaram a atender aos desejos e necessidades dos mais inconformados.
Um dos mais destacados pianistas do século passado e inspiração de artistas como Elton John, Liberace, exercendo toda sua criatividade e seu gosto pela opulência, mantinha uma coleção de pianos personalizados ricamente adornados, que ia de modelos com incrustações de cristais Swarovski ou filetes de ouro a pianos totalmente recobertos de espelhos.
Durante a década de 1960, o psicodelismo tomou conta de boa parte da produção artística, e seus mais destacados expoentes, como a banda inglesa The Beatles, se renderam aos ditames da época dos pianos personalizados. Paul McCartney, o principal compositor do grupo ao lado de John Lennon, não ficou fora do modismo e esboçou os desenhos de seu “Magic Piano”, utilizado no filme Magical Mystery Tour e presente em shows posteriores do artista.
Na década seguinte, a ampla utilização do acrílico transparente fez com que fabricantes reproduzissem as formas de um piano de cauda tradicional no material, de forma que se pudesse ver o funcionamento do mecanismo.
Já mais recentemente, o roxo do piano personalizado por Prince para ser levado em suas turnês ganhou especificação da empresa Pantone, referência mundial em controle e especificação de cores no mundo e padrão na indústria gráfica e têxtil.
Pianos personalizados
Mas não são somente os grandes artistas conhecidos no mundo inteiro que merecem ter um piano personalizado. Atualmente, empresas como a Fritz Dobbert oferecem o serviço, produzindo pianos personalizados com acabamento realizado de acordo com o desejo de seus proprietários, em qualquer cor Pantone, diretamente da fábrica, tendo ainda a aplicação de vernizes poliéster e poliuretano de alta qualidade para garantir o resultado.
Do uso em saguões de hotel e restaurantes, passando por residências, escolas e teatros, sem esquecer de performances e eventos especiais, o piano customizado pode significar o toque de exclusividade e personalização que trará diferenciação ao projeto no qual está incorporado, seja ele uma turnê ou um ambiente.
O piano, além de ser um instrumento musical complexo, é também um objeto de extraordinária beleza e refinamento, podendo complementar o ambiente com elegância. Por conta disso, é muito utilizado por arquitetos e decoradores para compor ambientes e pode servir de inspiração e tela aos mais criativos designers. É o caso do instrumento grafitado pela dupla Mulheres Barbadas, formada por Gringo e Júlio, em comemoração aos 60 anos da Fritz Dobbert. Exemplo de inovação e arrojo, o instrumento está no showroom da marca e é exemplo de que, na fabricação de pianos, a empresa está à frente de todas as tendências e segue oferecendo diferenciais de qualidade e exclusividade.