Skip to main content
piano personalizado da Fritz Dobbert

A moderna tendência dos pianos personalizados

piano personalizado da Fritz Dobbert

Assim como seus antecessores, os modelos de pianos atuais constituem verdadeiras obras de arte. Além de produzidos com as mais modernas técnicas constitutivas e materiais de alta qualidade, esses instrumentos têm a atenção de técnicos e engenheiros de grande gabarito e de equipes especializadas em acabamentos, tanto naturais – que destacam os veios, os desenhos e a beleza de lâminas de madeiras nobres, como imbuia, nogueira, carvalho e macassá – quanto os tradicionais branco ou preto.

Embora a tradição tenha sedimentado o preto com alto brilho como padrão para pianos de concerto – tanto que o acabamento atualmente é conhecido como “black piano” – nem sempre esse é o visual desejado por artistas, músicos, estudantes ou mesmo arquitetos e decoradores, que querem deixar seus pianos personalizados. E isso não é novidade: antecessores do piano como os clavicórdios e os virginais já eram ricamente adornados com pinturas exclusivas, além de terem elementos torneados, ainda conservados em alguns modelos atuais.

piano Kawai EX

 

Com o desenvolvimento da industrialização do instrumento, que deixou de ser manufaturado para ser produzido em escala, acabamentos menos trabalhosos – mas não menos refinados – foram sendo utilizados, até que padrões foram estabelecidos. No entanto, já há algum tempo a necessidade de personalização dos instrumentos surgiu e alguns fabricantes e artesãos se dedicaram a atender aos desejos e necessidades dos mais inconformados.

Um dos mais destacados pianistas do século passado e inspiração de artistas como Elton John, Liberace, exercendo toda sua criatividade e seu gosto pela opulência, mantinha uma coleção de pianos personalizados ricamente adornados, que ia de modelos com incrustações de cristais Swarovski ou filetes de ouro a pianos totalmente recobertos de espelhos.

Liberace no Museu Madame Tussauds

Durante a década de 1960, o psicodelismo tomou conta de boa parte da produção artística, e seus mais destacados expoentes, como a banda inglesa The Beatles, se renderam aos ditames da época dos pianos personalizados. Paul McCartney, o principal compositor do grupo ao lado de John Lennon, não ficou fora do modismo e esboçou os desenhos de seu “Magic Piano”, utilizado no filme Magical Mystery Tour e presente em shows posteriores do artista.

Paul McCartney tocando seu piano personalizado

Paul McCartney com seu piano personalizado no show

Paul McCartney em show tocando seu piano personalizado

Na década seguinte, a ampla utilização do acrílico transparente fez com que fabricantes reproduzissem as formas de um piano de cauda tradicional no material, de forma que se pudesse ver o funcionamento do mecanismo.

piano branco com caixa transparente

Já mais recentemente, o roxo do piano personalizado por Prince para ser levado em suas turnês ganhou especificação da empresa Pantone, referência mundial em controle e especificação de cores no mundo e padrão na indústria gráfica e têxtil.

Pianos personalizados

Mas não são somente os grandes artistas conhecidos no mundo inteiro que merecem ter um piano personalizado. Atualmente, empresas como a Fritz Dobbert oferecem o serviço, produzindo pianos personalizados com acabamento realizado de acordo com o desejo de seus proprietários, em qualquer cor Pantone, diretamente da fábrica, tendo ainda a aplicação de vernizes poliéster e poliuretano de alta qualidade para garantir o resultado.

Do uso em saguões de hotel e restaurantes, passando por residências, escolas e teatros, sem esquecer de performances e eventos especiais, o piano customizado pode significar o toque de exclusividade e personalização que trará diferenciação ao projeto no qual está incorporado, seja ele uma turnê ou um ambiente.

O piano, além de ser um instrumento musical complexo, é também um objeto de extraordinária beleza e refinamento, podendo complementar o ambiente com elegância. Por conta disso, é muito utilizado por arquitetos e decoradores para compor ambientes e pode servir de inspiração e tela aos mais criativos designers. É o caso do instrumento grafitado pela dupla Mulheres Barbadas, formada por Gringo e Júlio, em comemoração aos 60 anos da Fritz Dobbert. Exemplo de inovação e arrojo, o instrumento está no showroom da marca e é exemplo de que, na fabricação de pianos, a empresa está à frente de todas as tendências e segue oferecendo diferenciais de qualidade e exclusividade.

 

pianos personalizados Fritz Dobbert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito