Skip to main content
piano pop

Os astros do piano pop

Com o sucesso da música pop, os vocalistas e guitarristas tomaram a frente e os pianistas ficaram tímidos, assistindo ao show? Nada disso! No pop também há uma série de pianistas que se destacaram como verdadeiros ícones da música. Alguns deles trafegaram na fronteira entre o jazz e o blues, outros dedicaram-se à chamada easy linstening (algo como “audição fácil”) e outros fincaram o pé no rock-and-roll. Mas o pop mais puro também tem seus ídolos, com seus nomes citados entre os maiores expoentes da mídia.

Em comum entre eles há o enorme talento, o fato de se apoiarem no piano e os instrumentos personalizados que utilizam, tanto no palco quanto em estúdio e em casa. Conheça três desses ídolos do piano pop e um pouco da história de cada um.

piano pop

Elton John

Elton John pianista do pop

O pianista, cantor, compositor e produtor inglês Elton John nasceu Reginal Kenneth Dwight em Prinner, Middlesex, Inglaterra, em 25 de março de 1947. Começou a tocar piano aos 3 e iniciou seus estudos formais aos 7 anos de idade. Estudou na Pinner Country Grammar School e recebeu uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Music aos 11 anos.

Entre 1964 e 1968, fez diversas apresentações com o grupo Bluesology, de onde surgiu o nome artístico “Elton John”, tirado de nomes de seus parceiros de banda. Em 1967, iniciou uma parceria com o letrista Bernie Taupin e com ele lançou grande parte de sua obra musical e que lhe rendeu inúmeras premiações. O sucesso da carreira veio com o lançamento do álbum Your Song, cuja música de mesmo nome se tornou uma de suas mais famosas composições e consolidou a carreira do cantor.

Ainda nos anos 70, começou a chamar atenção pelas roupas espalhafatosas que usava no palco, com óculos esquisitos que usava para esconder as lentes grossas que usava. Entre os anos 80 e 90, a carreira de Elton John passou por certa estagnação, mas mesmo seus discos menos inspirados fizeram sucesso.

O artista tem se envolvido intensamente na luta contra a AIDS desde o final dos anos 1980. Em 1992, criou a Fundação Elton John para a AIDS e a partir do ano seguinte, passou a hospedar em sua sede uma festa que, desde então, se tornou um dos eventos do Oscar de maior destaque na indústria cinematográfica de Hollywood.

Em 1994 criou “Can You Feel the Love Tonight?”, que fez parte da trilha sonora do filme O Rei Leão e lhe rendeu o Oscar de Melhor Canção. Recebeu ainda cinco prêmios Grammy, cinco Brit Awards – vencendo dois prêmios de contribuição para a música e o primeiro Brits Ícone em 2013 por seu “impacto duradouro sobre a cultura britânica” -, dois Oscar, dois Globos de Ouro, um prêmio Tony, um Disney Legends, e o Kennedy Center Honors, em 2004. Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1994, no Songwriters Hall of Fame, e é membro da Academia Britânica de Letristas, Compositores e Autores. Foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1996 e feito Cavaleiro Celibatário em 1998, pela rainha Elizabeth II, por “serviços prestados à música e serviços de caridade”. Já se apresentou em vários eventos para a família real britânica, como no funeral da Princesa Diana na Abadia de Westminster em 1997, a festa no Palácio em 2002 e o Concerto Jubileu de Diamante da Rainha nos jardins do Palácio de Buckingham em 2012.

Com 35 discos de ouro e 25 discos de platina, e aproximadamente 250 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Elton John é um dos maiores astros do piano pop de todos os tempos.

Alicia Keys

Alicia Keys pianista do pop

Alicia Keys é o nome artístico de Alicia Augello-Cook, pianista, cantora, compositora e atriz norte-americana nascida em 25 de janeiro de 1981 em Manhattan. Aos 5 anos de idade, já dava mostras de sua aptidão musical, cantando e tocando piano. Estudou música clássica (Beethoven, Mozart e Chopin, seu favorito, segundo ela) e enveredou pelo jazz, tendo Marian McPartland, Oscar Peterson e Fats Waller como referências. Ainda na adolescência ingressou na Professional Performance Arts High School de Nova York, onde a atenção dos professores e os estudos no coro potencializaram todo seu talento.

Com apenas 14 anos compôs a canção, “Butterflyz”, que fez parte de seu álbum Songs in A minor, lançado em 2001, álbum de estreia que se tornou um grande sucesso comercial, vendendo mais de doze milhões de cópias em todo o mundo. O álbum conquistou cinco Grammy Awards em 2002, o que fez dela a segunda cantora americana a ganhar cinco Grammys em uma noite. Seu segundo álbum, The Diary of Alicia Keys, foi lançado em 2003, vendendo oito milhões de cópias em todo o mundo e rendendo-lhe mais quatro Grammys. O terceiro trabalho de estúdio, As I Am, foi lançado em 2007 e vendeu cinco milhões de cópias em todo o mundo, conquistando mais três Grammys. Tudo isso mostra o motivo dela ser uma mestre do piano pop.

Alicia Keys atua na filantropia participando da Keep a Child Alive, organização que tem como objetivo levar medicamentos a famílias que possuem HIV na África.

Chris Martin

Chris Martin pianista do pop

Christopher Anthony John Martin nasceu em Londres, no dia 2 de março de 1977. Mais conhecido como Chris Martin, é um cantor, compositor e músico inglês, vocalista da banda Coldplay.

Sua mãe era professora de música e Martin formou sua primeira banda, The Rocking Honkies, na Sherborne School, um colégio em Dorset. Foi ali que conheceu o futuro empresário do Coldplay, Phil Harvey. Depois de passar por algumas escolas, foi para a University College London, onde conheceu seus companheiros do Coldplay.

Sempre apoiado pelo piano de Martin, o Coldplay conquistou fama mundial com o lançamento do single “Yellow” em 2000, seguido por seu álbum de estreia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi indicado para um Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head, de 2002, conquistou vários prêmios, incluindo o de Álbum do Ano pela NME. O trabalho seguinte, X&Y, foi recebido com opiniões diversificadas da crítica após seu lançamento em 2005, mas o quarto álbum de estúdio, Viva la Vida or Death and All His Friends, de 2008, produzido por Brian Eno, conquistou o Grammy.

A banda já ganhou vários prêmios da indústria musical ao longo de sua carreira, incluindo seis Brit Awards — vencendo o de Melhor Grupo Britânico três vezes, um prêmio Webby, o prêmio de Melhor Álbum de Rock da Billboard Music Awards com Ghost Stories, quatro MTV Video Music Awards, e sete Prêmios Grammy entre vinte indicações. Como um dos recordistas de vendas de discos, o Coldplay já vendeu mais de 80 milhões de discos em todo o mundo.

Coldplay vem apoiando ativamente várias causas sociais e políticas, como a campanha Make Trade Fair da Oxfam e Anistia Internacional. O grupo também realizou vários projetos de caridade como Band Aid 20, Live 8, Sound Relief, Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief, Kids Company, Global Citizen e o Teenage Cancer Trust.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito